Uma ação itinerante para levar serviços de emissão do cartão PassaFácil gratuito à população tem início nesta segunda-feira (19). Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a ação acontece até o dia 1º de março, no estacionamento do Studio 5 Shopping e Convenções, na Avenida General Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial 1, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Durante esse período, serão oferecidas cem senhas para atendimentos pela manhã e tarde, para quem desejar emitir os cartões nas modalidades estudantil e comum. Para emissão, é necessária a apresentação dos documentos de RG e CPF e, no caso dos estudantes, estarem com o status aprovado no site www.estudantesmanaus.am.gov.br.

O projeto "PassaFácil Aqui", que deu o nome ao ônibus de serviços do sindicato, e que atendeu, em 2023, mais de 5 mil usuários, foi pensado para levar atendimentos aos cidadãos, como a emissão de cartão, que visa também facilitar o acesso ao sistema de transporte público, eliminando a necessidade de utilizar dinheiro em espécie e permitindo a utilização de ônibus em Manaus de forma mais ágil e segura, com a praticidade da recarga on-line.

Dados

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), são 1.305 ônibus e a média diária de passagens é de cerca de 500 mil em dias úteis.

Em Manaus, a demanda pelo transporte público é expressiva, com aproximadamente 520 mil passageiros utilizando esse serviço diariamente.