Na noite de segunda-feira (05), o Studio 5 Centro de Convenções se tornou o epicentro da folia dos amantes dos bumbás, marcando o início da cobertura da Fundação Rede Amazônica no esquenta do Carnaboi. O evento, que antecede as festividades carnavalescas, foi permeado por uma explosão de ritmos e cores, proporcionando aos presentes uma prévia animada do que está por vir no Carnaboi 2024. O 'Esquenta' acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro e marca o início à programação do projeto 'Carnaval Amazônico'.

Comidas típicas amazônicas, produtos artesanais, acessórios e tururis dos bumbás Garantido e Caprichoso são alguns dos elementos que podem ser encontradas no 'Esquenta' do Carnaboi 2024, em Manaus (AM).

Plenária do Centro de Convenções Studio 5 — Foto: Thay Araújo

Plenária do Centro de Convenções Studio 5 — Foto: Thay Araújo

Além da programação que antecede o Carnaboi, ações ambientais e sociais fazem parte da programação do projeto, como a compensação de carbono gerado no evento, plantio de árvores, além de dicas de segurança para curtir a folia.

"A FRAM em 2024, assume o compromisso, junto aos seus pilares de ESG, a fazer compensação ambiental de todos os seus projetos. Hoje, é mandatório que todos os projetos nós tenhamos as ações de carbono neutralizado. É importante entender que nós estamos na região amazônica e precisamos ser os primeiros a dar o exemplo e através dessa boa prática incentivar que outros sigam na mesma linha", destacou Marcya Lira, Diretora Administrativa da FRAM.

A programação do "esquenta" se estende das 19h às 23h30 na plenária do Centro de Convenções Studio 5, na Zona Sul da cidade. Nesta edição, o centro de convenções se transforma em uma arena na qual 30 artistas, dos bois Caprichoso e Garantido, vão apresentar o repertório de toadas mais que esperado pelo público que acompanha as manifestações "bovinas" durante o Carnaval.

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.