De acordo com a Defesa Civil do município, o órgão registrou 30 ocorrências durante o dia.


Chuva em Manaus — Foto: Edilene Mafra/CBN Manaus

Chuva em Manaus — Foto: Edilene Mafra/CBN Manaus

A chuva que atingiu Manaus na terça-feira (30) causou erosão, deslizamento de terra e alagamentos em várias partes da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, o órgão registrou 30 ocorrências durante o dia.

Uma das ocorrências ocorreu na rua Albânia, também conhecida como rua Croácia, localizada no Nova Cidade, zona Norte. O local, que já havia recebido atenção da Defesa Civil em junho de 2023, agora enfrenta uma erosão progressiva devido às fortes chuvas, culminando no desabamento da rua.

Visando resguardar os moradores do local, algumas famílias foram realocadas para habitações temporárias com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Outras ocorrências registradas ao longo do dia incluíram deslizamentos de terra e alagamentos em várias áreas da cidade, como no bairro Jorge Teixeira.

A Defesa Civil também informou que monitora a situação dos igarapés, cuja obstrução tem contribuído para as inundações. Medidas de limpeza e desobstrução estão sendo coordenadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).