Prorrogação: MEI ganha até 5 de março para voltar a ser MEI


Prorrogação: MEI ganha até 5

Prorrogação: MEI ganha até 5 de março para voltar a ser MEI

Os MEIs e Microempresas inscritos no Simples terão uma nova chance de se regularizarem; Ambos terão mais tempo para quitar ou parcelar seus débitos junto à Receita Federal.

A regularização fiscal da microempresa e Microempreendedor Individual (MEI) que se inscreveram no Simples Nacional até 31 de janeiro ganhará uma nova chance, com prazo estendido até 5 de março. Essa medida permite que o MEI tenha mais tempo para quitar ou parcelar seus débitos junto à Receita Federal, assegurando a adesão ao regime tributário especial do Simples Nacional.

No contexto dessa prorrogação, representantes integrantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, têm trabalhado em conjunto com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (MEMP), liderado pelo ministro Márcio França.

Penalidade pela falta de regularização do MEI

Para o MEI, a regularização dos débitos é crucial para evitar a exclusão do Simei. A não regularização resultará na exclusão a partir de 1º de janeiro de 2024, sendo necessário aguardar até o ano seguinte para retornar ao sistema. A partir de 2025, caso a empresa não tenha regularizado sua situação, terá uma nova oportunidade para solicitar o enquadramento no Simples Nacional, contanto que regularize suas pendências financeiras.

Fonte: Prorrogação: MEI ganha até 5 de março para voltar a ser MEI