No esperado retorno ao Mestalla, Vinicius Junior foi o centro das atenções. O atacante foi alvo de vaias, provocações com cartazes da torcida do Valencia e respondeu com dois gols, no empate por 2 a 2 do Real Madrid. Depois da partida, o atacante se manifestou nas redes sociais. Ele publicou a imagem de sua comemoração com gesto antirracista após o segundo gol e escreveu:

A publicação provocou comentários dos amigos Rodrygo e Neymar, que enalteceram a postura do atacante. O camisa 7 do Real Madrid foi vítima de ataques racistas por parte da torcida do Valencia em maio de 2023, no Mestalla. Mas a partida não foi marcada apenas pelo retorno de Vini Jr. ao local.

Também nas redes sociais, no seu perfil no X (antigo Twitter), Vini reagiu com um post enigmático à polêmica arbitragem

O árbitro havia apontado sete minutos de acréscimos, o que levaria o jogo até os 52. Como entre os 45 e os 47 minutos a partida ficou paralisada para a marcação e anulação do pênalti em Hugo Duro, dois minutos deveriam ter sido acrescidos além do tempo pré-estipulado.

Vini Jr Vinicius Junior Bellingham Valencia x Real Madrid — Foto: Aitor Alcalde/Getty Images

O retorno ao Mestalla

O brasileiro foi o nome do jogo, marcando os dois gols do Real Madrid, depois de o Valencia ter aberto dois de vantagem no placar. Durante os 90 minutos, nenhuma ocorrência de racismo foi registrada na imprensa local. O brasileiro ouviu gritos de "idiota" da torcida adversária, depois de reclamações com a arbitragem.

As comemorações dos dois gols foram emblemáticas. No primeiro, o atacante ergueu o braço com punho cerrado, símbolo de apoio ao combate ao racismo. No segundo, o brasileiro vibrou muito, batendo no peito e dizendo "eu estou aqui".