Um nova usina de energia solar foi inaugurada, nesta quinta-feira (11), no KM 23 da BR-174. Os serviços são voltados para empresas particulares. O Parque Solar do Amazonas é a primeira unidade da organização Conexamerica instalada na região.

A dimensão da área do parque é de 15 mil metros quadrados e uma potência instalada de 540 kWp. Já a capacidade de produção mensal é de 70 mil kilowatt, o que daria para abastecer 1,4 mil casas.

Segundo o diretor de operações, Christopher Montenegro, o Parque Solar Amazonas conta com equipamento de última geração.

"São 900 placas solares bifaciais, que foram instaladas e esse foi o maior investimento feito na área", contou.
Parque Solar Amazonas — Foto: Divulgação

Parque Solar Amazonas — Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Christopher, o objetivo da usina é ser fonte de energia renovável para empresas particulares. Inclusive, nesse primeiro momento de implementação, o parque de energia fotovoltaica irá abastecer as 13 agências do banco Santander em Manaus.

"A gente tem o plano de implantar a energia solar em 100% das nossas lojas até o final de 2025", reiterou Thalita Libório, gerente geral da agência do Santander, no bairro Ponta Negra.

LEIA TAMBÉM:

Energia solar

O Amazonas vem se destacando com o crescimento de geração de energia renovável a partir de painéis solares. O estado é considerado um dos maiores potenciais em desenvolvimento de energia fotovoltaica do norte do Brasil.

"Esse é um tipo de energia que se torna cada vez mais popular no mundo inteiro e cresce enormemente no Brasil. A energia solar hoje já é a segunda maior tipo de energia na nossa matriz energética depois das hidrelétricas e essa é uma tendência que veio para ficar. Esse é o futuro da energia", destacou Christopher Montenegro.

Parque Solar Amazonas — Foto: Divulgação

Conexamerica

A Conexamerica está expandindo para seis estados brasileiros: Amazonas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Sergipe. Nesses locais serão implantadas sete novas usinas, com o objetivo de consolidar a empresa nas Regiões Norte e Nordeste.

Com serviços voltados para empresas do Brasil, a Conexamerica oferece oportunidade de reduzir os gastos com energia, contribuindo para a saúde financeira dos negócios e para o meio ambiente através da utilização de energia renovável.