Rondônia conseguiu da 1ª à 5ª colocação no prêmio de melhores cafés especiais torrados do Brasil, na categoria canéfora

Porto Velho, RO - Uma boa notícia para a cafeicultura do estado, no Dia Nacional do Café: o café especial torrado de Rondônia foi reconhecido como o melhor do país, na categoria canéfora, durante cerimônia na noite de quinta-feira (24), no Prêmio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA Brasil Artesanal 2024, em Brasília.

O produto está em exposição na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira agropecuária da Região Norte, localizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. O 2° e 3° lugar do pódio, na categoria canéfora da premiação, também foram ocupados por produtores de Rondônia, assim como a 4ª e 5ª colocação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a premiação reconhece e valoriza o trabalho conjunto, do governo e dos produtores, para tornar a cafeicultura de Rondônia referência em sustentabilidade e qualidade.

‘‘Rondônia é vitrine das melhores produções do agronegócio sustentável do Brasil. Essa premiação mostra que o estado destaca-se na produção de cafés de qualidade, produzidos com sustentabilidade, boas práticas e inovações. Um esforço integrado do governo, dos produtores e todos os demais envolvidos em fazer do café rondoniense um sucesso nacional’’, salientou.

O titular da Secretaria de Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, pontuou que Rondônia colhe resultados dos investimentos do governo estadual, em políticas públicas para a produção de alimentos com qualidade. ‘‘As lavouras de café são desenvolvidas em Rondônia, engajadas com a responsabilidade ambiental e a alta produtividade, por isso ficamos orgulhosos de ver os nossos produtores prosperando, e o estado se desenvolvendo cada vez mais,” ressaltou.

Nilcineia da Luz e a filha comemoram o prêmio


IMPULSIONAMENTO

O cafeicultor do município de Cacoal, João da Luz, usou o torrador conquistado durante o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pelo governo de Rondônia, para fazer o café especial torrado, premiado nacionalmente.

O agricultor recebeu com emoção o prêmio em Brasília, uma alegria compartilhada pela família, que está participando da Rondônia Rural Show Internacional com um estande no Pavilhão da Agricultura. A esposa do agricultor, produtora rural Nilcineia da Luz, enfatizou quanto à conquista alcançada pelo marido, com o 3° lugar no Concafé, ocasião em que ganhou o torrador industrial que uniu a família em prol de fortalecer a produção de café de boa qualidade.

‘‘Ele chamou o nosso genro e a nossa filha, e nos dedicamos em fazer a nossa marca. Em 2022 colhemos o primeiro lugar no Concafé, e o segundo no Coffee Of The Year, em Minais Gerais, que premiou os melhores cafés do Brasil. E agora, estamos felizes como mais esse prêmio no concurso de café especial torrado. É fruto de um trabalho com muita dedicação e foco na busca pela qualidade’’, evidenciou Nilcineia.

O café premiado está em exposição no Pavilhão da Agricultura


PRODUTIVIDADE E APOIO

A propriedade da família possui 10 mil pés de café e recebe assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) desde os anos oitenta. Os produtores foram incentivados a mudar suas lavouras convencionais, originadas de sementes, para o cultivo de clones.

Há dois anos participam da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café no Estado de Rondônia, a Rede Café, um resultado do investimento do governo de Rondônia, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores de café, que objetiva impulsionar a cafeicultura de Rondônia, com sustentabilidade.

EXPOSIÇÃO

No estande da Rondônia Rural Show, a família também comemora bons negócios. ‘‘A feira ajuda a divulgar muito o nosso café, e com essa premiação, temos a expectativa de fortalecer os negócios. A quinta-feira foi o dia em que mais vendemos, e estamos na expectativa de superar as vendas do ano passado. Quem conheceu o nosso café no ano passado, durante a feira, trouxe os amigos para conhecerem também. Gente de outros estados e até de outros países já passaram pelo estande’’, disse o produtor de café, Magaiver Pezzin, genro do cafeicultor João da Luz.

O coordenador da feira, Janderson Dalazen, ressaltou que o prêmio confirma que a 11ª Rondônia Rural Show Internacional é repleta do melhor da produção de Rondônia. Representa uma oportunidade especial para que o público possa conhecer, em uma acolhedora e moderna estrutura com 650 expositores e diversas vitrines tecnológicas, os avanços da agricultura da Amazônia, tema da edição deste ano. A feira segue com programação até sábado (25), em Ji-Paraná.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III

3º Dia do evento

4º Dia do evento

5º Dia do evento – Parte I – Parte II