(Foto: Reprodução/Redes sociais)
Na tarde desse último domingo (22), um grupo de amigos que estava praticando o esporte canoagem havaiana em Manaus, fizeram uma parada no Rio Negro em frente à Praia da Ponta Negra, o que foi inusitado é que todos conseguiram ficar em pé no fundo do rio, devido a tão raso em que o volume de água se encontrava devido a estiagem.
Vídeos registrados pelo grupo mostram que ambos estavam distante da praia e que conseguiram ficar de pé. O videomaker Renato Félix quando viu o inusitado decidiu fazer um vídeo.
"Sempre fazemos canoagem nessa parte da cidade, tínhamos parado para ver o por do sol, quando um de nossos instrutores colocou o remo na água e a ponta atingiu o fundo de areia, logo em seguida pulamos na água e conseguimos ficar em pé, nem acreditávamos que estávamos vivendo aquilo, o rio está muito seco mesmo", disse o videomaker.
O design Matheus Rodrigues estava praticando o esporte pela primeira vez e se surpreendeu com o que viu.
"O instrutor falou que ali tinha uma faixa de areia que era mais elevada no rio negro e que possivelmente seria possível chegar ao fundo (...) fiquei muito pensativo e preocupado com a seca desse ano, realmente ela vai ser intensa, se algum barco de porte maior passasse por aí poderia encalhar", disse o Design Gráfico.
O geógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, Dr. Camilo Ramos, disse que o fenômeno de bancos de areia é o resultado do acúmulo natural de sedimentos que são transportados pelo Rio Amazonas. Um processo que vem sendo acelerado pela interferência humana.
“Nós temos o desmatamento, temos a várzea, quando chove todo sedimento vem para dentro do rio. Temos a exploração mineralógica no rio madeira, que todo sedimento produzido lá – tanto do ouro, quanto da retirada do seixo – tira do fundo do rio uma quantidade que transporta sedimento para cá. Tudo isso aumenta os bancos de areia no fundo do rio que são revelados no período da estiagem”, disse o pesquisador.
Nível do Rio Negro em Manaus
Nesta segunda-feira (23), o nível do Rio Negro chegou a 14 metros e 49 centímetros, sendo o Porto de Manaus. A cada dia o rio negro desce pelo menos 20cm na capital.
Praia da Ponta Negra
A seca severa que atinge o Amazonas fez com que a Prefeitura de Manaus interditasse, na última terça-feira (17), a Praia da Ponta Negra, o principal balneário da cidade. A medida foi tomada após o Rio Negro, que banha a cidade, ultrapassar a cota mínima de segurança, que é de 16 metros.
0 Comentários