Defensoria Pública de Rondônia oferece apoio a vítimas de fraudes no INSS

Defensoria Pública de Rondônia oferece apoio a vítimas de fraudes no INSS

 

Mais de 400 atendimentos já foram realizados no estado; os beneficiários devem verificar extratos e buscar orientação jurídica gratuita

Porto Velho, RO -  Milhares de brasileiros estão sendo prejudicados por fraudes envolvendo descontos indevidos nos benefícios do INSS, e Rondônia não ficou de fora dessa realidade. Diante da situação, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) intensificou o atendimento aos beneficiários e pensionistas lesionados, oferecendo orientação jurídica e encaminhamentos necessários para cada caso.

Segundo a DPE/RO, já foram realizados mais de 400 atendimentos em diversas cidades do estado. O objetivo é garantir os direitos dos segurados que são oferecidos descontos não autorizados, muitas vezes identificados como “descontos associativos”, em seus extratos de pagamento.

A Defensoria orienta que todos os beneficiários consultem regularmente o aplicativo “Meu INSS”, onde é possível verificar a existência de valores cobrados de forma indevida. Caso sejam identificadas irregularidades, os passos recomendados são:

  1. Cancelar a associação diretamente pelo aplicativo “Meu INSS”;
  2. Solicitar ao INSS a cópia do contrato de associação;
  3. Pedir a devolução em dobro dos valores descontados e, se for o caso, indenização por danos morais.

Essas ações podem ser acompanhadas com o apoio da Defensoria Pública. Em Porto Velho, o atendimento é feito pelo Núcleo da Cidadania, localizado no prédio do Tudo Aqui, na Avenida Sete de Setembro, nº 830, Centro. Já no interior, o cidadão deverá procurar o núcleo da Defensoria Pública mais próximo de sua residência.

A busca pela iniciativa garante que os direitos dos beneficiários sejam respeitados e que possíveis golpes ou fraudes sejam devidamente corrigidos.

🔎Fique atento! Confira seu extrato do INSS e, se não notar algo errado, procure imediatamente a Defensoria Pública.

Postar um comentário

0 Comentários