Erro no macOS permitiu que hackers acessassem informações privadas de usuários, incluindo fotos, localização e dados pessoais. A falha foi corrigida, mas o alerta reforça a importância das atualizações de segurança

© Reuters
Porto Velho, RO - A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (31) um alerta sobre uma falha de segurança necessárias como crítica no sistema Apple Intelligence, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Apple. A vulnerabilidade foi encontrada no macOS, sistema operacional usado em computadores da marca.
Segundo publicação no blog oficial da Microsoft, uma falha pode ser explorada por hackers para acessar informações pessoais e sensíveis dos usuários. O problema está relacionado a um erro em mecanismos conhecidos como Transparência, Consentimento e Controle (TCC), projetados para restringir o acesso de aplicativos a dados privados no macOS.
“As implicações desta vulnerabilidade são mais severas devido à capacidade de extração de informações sensíveis armazenadas em cache pela Apple Intelligence, como dados de geolocalização, metadados de fotos e vídeos, histórico de pesquisas, visualizações do usuário, e até informações de reconhecimento facial”, explicou a Microsoft.
A empresa de Redmond também ressaltou que o risco é ainda maior quando há integração com contas iCloud. Isso porque, caso um invasor monitore o acesso físico a um dispositivo com o macOS, ele pode explorar uma falha ao acessar dados armazenados remotamente em outros aparelhos conectados à mesma conta Apple.
A boa notícia é que a Apple corrigiu uma falha em março de 2025, com o lançamento da atualização para o macOS Sequoia 15.4. A Microsoft recomenda que todos os usuários garantam que seus sistemas estejam atualizados com a versão mais recente.
Fonte: Notícias ao Minuto
0 Comentários