Trump diz que vai falar com Lula "em algum momento" sobre taxas

Trump diz que vai falar com Lula "em algum momento" sobre taxas

 

Tributação foi anunciada por meio de uma carta de Trump endereçada diretamente ao presidente Lula

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa antes de embarcar no Marine One no gramado sul da Casa Branca, em Washington, DC, em 11 de julho de 2025 - (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP)

Porto Velho, RO -  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (11/7), que falará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “em algum momento” sobre as taxas de 50% impostas aos produtos brasileiros. A declaração ocorreu na saída da Casa Branca, antes do republicano embarcar ao Texas para visitar as áreas devastadas pelas enchentes.
O anúncio da tributação foi feito por meio de uma carta de Trump endereçada diretamente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado na quarta-feira (7/9) nas redes sociais. As tarifas começam a valer a partir do próximo dia 1º de agosto e incidem "sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos".
Em resposta à carta de Trump, Lula destacou que o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém e afirmou que é falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o déficit norte-americano relatado por Trump.
"As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos", disse Lula."Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo", acrescentou Lula.

Postar um comentário

0 Comentários