Segundo o Palácio do Planalto, Putin compartilhou com Lula informações sobre a reunião que teve na sexta-feira (15) com o presidente dos EUA, Donald Trump, a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/x/Or6u23T2Av8dr7Zp97VA/54506433835-6b1ec56eba-k.jpg)
Lula encontra Putin na Rússia. — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Segundo o Palácio do Planalto, Putin compartilhou com Lula informações sobre a reunião que teve na sexta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Trump concordou com exigência de Putin por territórios ucranianos, diz o NYT
"Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China", diz nota do governo.
O presidente russo, na versão do governo brasileiro, considerou "positiva" a conversa com Putin. O Planalto informou que a ligação entre Lula e Putin durou cerca de 30 minutos.
"O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações", informou o Planalto.
Presidente Lula se reuniu, hoje, com presidente russo Vladimir Putin
Segunda ligação
Esta foi a segunda ligação entre Lula e Putin nos últimos dias. Os dois presidentes conversaram por telefone no dia 9 de agosto, também sobre a guerra na Ucrânia.
Ao lado da China, o Brasil tenta mediar uma negociação que envolva russos e ucranianos, porém a iniciativa ainda não teve êxito.
0 Comentários