Valor de R$ 1.621 já está vigente e impacta benefícios do INSS; contribuintes devem ficar atentos ao calendário de impostos.
O mês de janeiro de 2026 começa com mudanças significativas para as finanças dos brasileiros. A principal delas é a vigência do novo salário mínimo nacional, fixado em R$ 1.621. O reajuste, que busca repor a inflação e garantir ganho real, já serve de base para pagamentos realizados a partir de fevereiro e altera o piso de benefícios previdenciários e assistenciais, como o BPC.
Calendário do IPVA 2026 Além da entrada de recursos, janeiro é marcado pela saída de tributos. Os proprietários de veículos devem ficar atentos ao calendário do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A maioria dos estados já liberou a consulta aos valores, oferecendo descontos que podem chegar a até 9% para pagamento em cota única ainda este mês. Especialistas recomendam que, se houver reserva financeira, o pagamento à vista é a melhor opção para fugir dos juros implícitos no parcelamento.
Saque-Aniversário do FGTS Também já está disponível o saque-aniversário para os trabalhadores nascidos em janeiro que optaram por essa modalidade. O valor pode ser consultado diretamente no aplicativo do FGTS, e a transferência para a conta bancária indicada é feita em até 5 dias úteis. Vale lembrar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa de 40%.



0 Comentários