Deputados derrubam vetos do governador Marcos Rocha contra servidores do IPERON

Deputados derrubam vetos do governador Marcos Rocha contra servidores do IPERON

 

Governador Marcos Rocha (União Brasil) vetou projeto que beneficiava servidores

Porto Velho, RO - 
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia garantiram o direito dos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) ao pagamento dos auxílios saúde, transporte e alimentação, ao manterem trecho da Lei Complementar nº 1.308, de 24 de novembro de 2025, que havia sido vetado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). A decisão do Parlamento contrariou a posição do Poder Executivo e assegurou a permanência dos benefícios aos servidores da autarquia previdenciária.

Com a derrubada do veto, foi mantido o parágrafo 3º do artigo 5º-A da lei, que estabelece que os auxílios previstos no inciso V do mesmo artigo são devidos aos servidores titulares de cargo efetivo e aos ocupantes de cargo em comissão do Iperon, inclusive àqueles que estejam cedidos ou colocados à disposição de outros órgãos ou entidades da administração pública estadual, com ou sem ônus para o Instituto.

A promulgação da parte vetada coube ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (REPUBLICANOS), nos termos do § 7º do artigo 42 da Constituição Estadual, consolidando a decisão do Legislativo e incorporando definitivamente o dispositivo ao ordenamento jurídico estadual.

A manutenção do texto legal é vista como uma vitória dos servidores do Iperon, pois garante segurança jurídica e impede a retirada dos benefícios em situações de cessão funcional, além de reforçar a autonomia do Poder Legislativo na definição de direitos administrativos. A promulgação ocorreu em 26 de janeiro de 2026, data em que o dispositivo passou a produzir efeitos legais.

Postar um comentário

0 Comentários