Polícia Civil incinera 321 quilos de drogas durante Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas em Rondônia

Polícia Civil incinera 321 quilos de drogas durante Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas em Rondônia

 

Ação integra programação promovida pelo Governo do Estado e reforça o combate ao tráfico de entorpecentes e a conscientização da população

Como parte da programação da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, o Governo de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (25), a incineração de 321 quilos de entorpecentes apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, por meio da Polícia Civil de Rondônia.

A programação acontece entre os dias 22 e 26 de junho e é promovida pelo Governo do Estado, por intermédio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, em parceria com as dez Secretarias Executivas Regionais. Durante a semana, diversas instituições públicas e privadas desenvolvem atividades educativas e preventivas em vários municípios rondonienses.

As ações incluem palestras, campanhas de conscientização e atividades voltadas ao enfrentamento às drogas, envolvendo estudantes, famílias e representantes da sociedade civil.
 
Mais de 300 quilos de drogas destruídos

Segundo a delegada da 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Simone Barbieri, foram destruídos 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes.

De acordo com a delegada, o procedimento de incineração ocorre, em média, a cada 40 dias e é realizado em uma cerâmica localizada em Porto Velho, seguindo rigorosamente os protocolos legais e de segurança estabelecidos para esse tipo de operação.
 
Prevenção e repressão caminham juntas

O presidente do Conepod, David Inácio, destacou que a Semana Nacional e a Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas são importantes instrumentos de mobilização social e conscientização da população.

Segundo ele, o enfrentamento ao tráfico e a prevenção ao uso de drogas ocorrem de forma permanente, por meio da atuação integrada entre órgãos governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada.

“O trabalho de prevenção, orientação e repressão ao tráfico acontece durante todo o ano por meio da atuação conjunta das instituições governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. As campanhas fortalecem a mensagem preventiva, mas as ações de enfrentamento às drogas são permanentes e envolvem diversos setores comprometidos com a proteção da vida”, ressaltou.
 
Integração entre instituições

A incineração contou ainda com a participação de servidores do Conepod, do assessor da Secretaria Executiva Regional de Porto Velho, Dabson Bueno da Silva, além de representantes de diversas instituições ligadas à segurança pública.

A presença dos órgãos reforçou o caráter integrado das ações desenvolvidas durante a 28ª Semana Nacional e a 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, fortalecendo as estratégias de conscientização, prevenção e combate ao tráfico de entorpecentes em Rondônia.

Segundo o Governo do Estado, as atividades realizadas ao longo da semana têm como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade sobre os impactos causados pelo uso e pelo tráfico de drogas, incentivando ações de prevenção e fortalecendo a rede de proteção à população, especialmente crianças e jovens.

Postar um comentário

0 Comentários