Emater e parceiros reúnem mais de 100 produtores em “Dia Especial da Cidadania Rural”

O “Dia Especial de Cidadania Rural”, promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) aconteceu na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais Planalto dos Parecis (Aprocis), a cerca de 25 km do Centro de Vilhena. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e  Prefeitura de Vilhena, reuniu diversos produtores rurais da região. 

Durante a ação, os pequenos produtores participaram de palestras sobre o uso seguro de agrotóxicos, receberam orientações sobre microcrédito com o Banco do Povo, e ações sociais, como da Casa da Gestante com o programa “Mamãe Cheguei”. Além de atendimentos de saúde, como testes rápidos e atualização do cartão vacinal, incluindo as vacinas para covid-19. 

“O nosso objetivo com este evento é levar informações e ações que executamos na cidade, para a zona rural. É uma preocupação da Emater atender da melhor forma possível o pequeno produtor e neste evento conseguimos reunir cerca de 120 pessoas, que além de participarem das palestras, tiveram atendimento médico, informações sobre microcréditos e ações sociais,” explica Lauro Vilas Boas, gerente da Emater em Vilhena.

No dia especial, os produtores da agroindústria e artesanato também puderam expor seus trabalhos para a venda. Ainda durante o evento, houve sorteio de brindes, almoço,  brinquedos e picolés para as crianças. 

“Mais uma vez a Prefeitura em parceria com várias entidades do Governo do Estado realizou um evento de grande proporção. Afinal de contas, é muito importante que o produtor tenha conhecimento. Adquiri aqui muitos produtos que estavam à venda e posso ver a qualidade de tudo,” enfatizou o prefeito Eduardo Japonês.

O evento contou ainda com o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a ação social do Ifro de Colorado e de Vilhena e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) que tratou sobre “Saúde no Trabalho”.