Câmara Municipal promulga projeto da vereadora Ellis Regina que prevê exames gratuitos para detecção precoce de cardiopatia

A Câmara Municipal de Porto Velho promulgou o Projeto de Lei nº 1492/2021, de autoria da vereadora Ellis Regina (PODE), que autoriza o município a realizar exame de ecocardiograma fetal durante o pré-natal e em bebês de até 2 anos de idade, em maternidades e hospitais de Porto Velho.

A propositura foi votada dia 14 de setembro de 2021, aprovada em dois turnos e agora está transformada na Lei 2.877, de 8 de novembro de 2021.

O exame Ecofetal é indicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como parte da rotina dos pré-natais para detectar cardiopatias congênitas, que afetam um em cada cem bebês. É um exame que pode preservar muitas vidas e reduzir complicações após o nascimento da criança.

A Lei prevê que o exame seja realizado na própria unidade hospitalar por um profissional graduado em cardiologia e as famílias do recém-nascido e bebês receberão, por ocasião da alta médica, relatório dos exames e dos procedimentos realizados, contendo esclarecimentos e orientação quanto á conduta a ser adotada.

O que é ecocardiograma fetal?

Ecocardiograma fetal é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno.

Por meio de registros dos músculos e válvulas cardíacas, o teste mostra o tamanho e o desenvolvimento do coração do feto.

O exame também revela detalhes sobre o seu funcionamento, como a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades do músculo cardíaco.

Quando deve ser feito o ecocardiograma fetal?

O exame pode ser realizado ainda no primeiro trimestre de gravidez.

No entanto, costuma ser recomendado entre 18ª e a 28ª semana de gestação, quando é possível visualizar melhor as alterações estruturais ou funcionais do coração do feto.

Quando a gravidez é considerada de alto risco, o obstetra pode indicar o teste a partir das 14 semanas.