Mais de 20 produtores participaram da última edição deste ano da Feira da Agroindústria Familiar e Artesanato no Palácio Rio Madeira

A tradicional Feira da Agroindústria Familiar e Artesanato, que marcou o ano de 2021 a cada final de mês no estacionamento Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, chegou nesta sexta-feira (10) à sua última edição anual, com excelentes resultados e a participação de mais de 20 produtores de várias regiões do Estado satisfeitos com a oportunidade de vir à Capital mostrar e vender sua produção.

Para a produtora de café, Maria Aparecida Erija, de Ariquemes, que participa desde a 1ª edição da Feira, esta é uma iniciativa de valor do Governo de Rondônia para divulgar o trabalho das agroindústrias do Estado. “É um meio de fortalecer e incentivar nosso trabalho, a venda de nossos produtos, de também de confraternização dos produtores (empreendedores) com o pessoal das Secretarias”, disse a produtora expressando o sentimento geral dos expositores (produtores e artesãos) presentes à feira, de Porto Velho a Vilhena.

Maria Aparecida participa do evento em Porto Velho desde a 1ª edição

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com a missão de fortalecer, promover e incentivar o trabalho e a produção das agroindústrias familiares rondonienses, como estratégia para garantir a sustentabilidade econômica desses empreendimentos, incentivando a fixação do homem ao campo, e a consequente geração de emprego e renda tanto no campo como nas cidades.

A agricultura familiar comanda a produção e exposição dos principais itens, como mel, queijos, polpa de frutas, embutidos e defumados, panificação, chocolates e doces, pimenta, café, condimentos e outros.

De acordo com a Seagri, a feira é uma vitrine para os empreendedores familiares, muitos dos quais já exportam sua produção (comercializando em outras regiões). Nesta edição, além dos produtores locais (Porto Velho e adjacências), a exposição conta com a participação de artesãos dos municípios de Vilhena e Colorado do Oeste, que trouxeram vários tipos de artesanatos, como cutelaria, saboaria artesanal, caixas decoradas, roupas infantis, plantas, costuras criativas, bolsas de crochê, tapetes, churrasqueiras, móveis recicláveis, plantas ornamentais em vasos, entre tantos outros produtos.

O titular da Seagri, Evandro Padovani, destacou o apoio e incentivo do Governo do Estado durante todo o ano para realização desta exposição no estacionamento do Palácio Rio Madeira. “Além do benefício que traz aos produtores, é uma oportunidade para os servidores do PRM conhecerem e adquirirem diversos produtos regionais por um valor acessível, além de aproveitar para comprar um presente especial de Natal para amigos e familiares”, comentou.