Serão ofertadas aos professores da Rede Estadual de Ensino, 165 vagas para mestrado e 20 para doutorado

Como parte do Plano Estratégico do Governo de Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) busca elevar a qualidade da Educação e valorização de todos os profissionais da área. Com base nisso, a Seduc em parceria com uma instituição de ensino superior particular, abre vagas em cursos de pós-graduação Stricto Sensu, mestrado e doutorado, fragmentadas em quatro semestres, correspondendo a dois anos de efetivo estudo para os professores da Rede Estadual de Educação.

A parceria com a instituição de ensino superior faz parte do cumprimento da Meta 13, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e da Meta 16 do Plano Estadual de Educação (PEE), e tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento dos profissionais da Educação em suas múltiplas modalidades de atuação e elevar a qualidade do ensino público estadual e consequentemente, impulsionar os indicadores educacionais do Estado.

Iniciativa do Governo de Rondônia busca elevar a Educação a um nível mais elevado

Os professores atuantes nas unidades escolares; pedagogos, lotados no Palácio Rio Madeira (PRm) ou no Conselho Estadual de Educação (CEE), efetivos e em pleno exercício, interessados em matricular-se nas modalidades ofertadas, devem aderir à graduação Stricto Sensu.

Destaca-se que com a adesão ao programa, o pagamento mensal corresponderá ao investimento de 10% do valor integral da mensalidade do respectivo curso, o restante será custeado pela Seduc. O edital e processo seletivo serão de responsabilidade da instituição de ensino superior particular.

Desde 2019, a Seduc se comprometeu em fortalecer os canais de formação continuada para docentes e vem ampliando gradativamente a oferta. O secretário da Educação, Suammy Vivecananda, observou a importância da adesão de políticas públicas voltadas à Educação.

“Com imensa alegria e com grande satisfação podemos observar os profissionais que usufruíram dessas políticas e hoje, estão agregando ainda mais ao nosso Estado. Para contribuir com o atual cenário é de suma necessidade oferecer capacitações e, consequentemente, influenciar no futuro da Educação. O Governo de Rondônia está buscando elevar cada vez mais a Educação do Estado a um nível mais elevado”.

Os mestrados a serem ofertados fazem parte da Modalidade Profissionalizante, voltada para a qualificação do magistério da Educação Básica mediante o estudo de técnicas e processos que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho, onde o mestrando estuda e aplica simultaneamente as metodologias em sala de aula.

MESTRADOS

Língua Portuguesa, Matemática e Biologia – 90 vagas.

45 vagas- Língua Portuguesa

45 vagas- Matemática e Biologia

Público Alvo: Professores em exercício da docência em sala de aula e Diretoria Geral de Educação (DGE)

Mestrado em História- 60 vagas

35 vagas- História

10 vagas- Filosofia

05 vagas- Geografia

10 vagas- Sociologia

Público Alvo: Professores em exercício da docência em sala de aula

Mestrado em Educação- 15 vagas

7 vagas- Destinado a professores/pedagogos/gestores da Rede Estadual

5 vagas- Destinado a professores e pedagogos lotados no Centro Político-Administrativo do Governo de Rondônia (CPA)

3 vagas- Destinado aos profissionais lotados no Conselho Estadual de Educação (CEE)

DOUTORADO

Em Educação- 20 vagas

15 vagas- Destinadas a professores em exercício da docência em sala de aula

05 vagas- Destinadas a professores e pedagogos lotados no Palácio Rio Madeira (PRM).