Proin será implantado no DER, destacando medidas a favor da transparência e contra a corrupção

Fortalecer o combate à corrupção em todas as modalidades e contextos é o objetivo do Governo de Rondônia, ao criar por meio do Decreto n° 26.238, de 19 de julho de 2021. o Programa de Integridade no Poder Executivo Estadual (Proin). Nessa terça-feira (25), o Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), recebeu o certificado de adesão ao Proin.

“O Proin vem para reforçar a missão que recebemos ao assumirmos um cargo público e para concretização daquilo que já se via no início da atual gestão. Falamos de valores e princípios básicos, mas de suma importância para uma gestão pública, ou seja, integridade, ética, transparência pública, controle social e o interesse público”, disse o diretor-geral do DER, Elias Rezende ao receber em mãos o certificado de adesão do Proin.

De acordo com o titular do DER, com a adesão do Proin, medidas serão implementadas de acordo com as especificidades e necessidades do departamento. “São ações que visam a transparência e atendem um conjunto de medidas que serão efetivadas, em um período determinado. Fortalecendo assim a prevenção contra fraudes e atos de corrupção, desvio de conduta e irregularidades, ao mesmo tempo, promovendo e assegurando a integridade dos servidores públicos do DER e do Governo do Estado de Rondônia”, explicou.

Responsável pelo monitoramento da aplicação correta das ações vinculadas ao Proin, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), tem uma equipe pronta e preparada para orientar e tirar dúvidas. “O Proin será implantado no  DER, que busca fortalecer as ações de combate a corrupção. A CGE, atuará como facilitadora, definindo prazos e monitorando o seu cumprimento, esclarecendo os requisitos legais a serem observados, oferecendo as informações necessárias à elaboração dos Programas e estabelecendo uma metodologia adequada para a sua implantação”, confirmou o controlador-geral, Francisco Netto.

O primeiro órgão a aderir o Programa foi a Controladoria Geral do Estado (CGE). Além do DER, já assinaram e aderiram o Proin: A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Superintendência Estadual de Licitações (Supel) e Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer).

Estiveram presente na entrega oficial do certificado do Proin, Pablo Vivan, gerente de gestão de risco da CGE e Fernanda Oliveira do controle interno do DER.