Drive Thru de testagem rápida mobiliza população na manhã deste sábado, 22, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

Testagem teve início às 9h, sendo mais uma medida do Governo do Estado para conter o avanço da covid-19

O Governo de Rondônia desenvolve neste sábado (22) o drive-thru de testagem rápida, no Palácio Rio Madeira, das 9h às 13h. Nos primeiros momentos desta manhã, uma grande quantidade de pessoas já aguardava o início da testagem.

Diante do cenário da pandemia no Estado, a população reconhece a necessidade de realizar o teste para a identificação da covid-19. Sintomas gripais ou contato com alguém infectado, são os principais motivos para participar da testagem.

Medida foi destacada pela população

Rosileudo Pereira de Araújo é Policial Militar e foi o primeiro da fila para realizar o teste rápido. Chegou aproximadamente às 2h da manhã. “Cheguei bem cedo para assegurar que eu conseguiria fazer o teste. Estou com os principais sintomas, quero confirmar se estou infectado ou não e me cuidar”, disse.

O vigilante Alex Ferreira teve contato com pessoas infectadas no trabalho e foi orientado a fazer o teste. Chegou por volta das 3h da manhã, o segundo da fila. “Trouxe toda minha família também. Considero muito importante resguardar minha família e ter certeza que eles não estão infectados também. Tem sido difícil realizar testes em outros lugares, então é essencial ações como essa”, comentou.

Até às 11h, mais de 400 pessoas foram atendidas com a realização do teste.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a testagem contou com apoio e incentivo da Juventude Voluntária, desenvolvida pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), onde 20 jovens têm ajudado no cadastro de quem está sendo atendido. Na logística, a testagem conta ainda com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na organização do tráfego de veículos na região.

O método utilizado nos teste é o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab (haste flexível com ponta de algodão).

A testagem é para qualquer pessoa que esteja apresentando sintomas gripais ou que esteve em contato com alguém infectado. Todos os casos positivos passarão por consulta médica.

O drive thru tem continuidade durante toda a manhã e segue até 13h, no Palácio Rio Madeira, onde estão sendo disponibilizados dois mil testes rápidos. 

Drive Thru de testagem rápida mobiliza população na manhã deste sábado, 22, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho Drive Thru de testagem rápida mobiliza população na manhã deste sábado, 22, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 22, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.