Egressa da UNIRON atua na Residência Profissional de Enfermagem Obstétrica

A Bacharel em Enfermagem formada pela UNIRON, Bárbara Emanuela Coutinho de Lima Araújo, colou grau em agosto de 2016, em uma cerimônia repleta de emoções.
Atualmente com 31 anos, nascida na capital rondoniense, Bárbara conta que desde o início dos seus estudos, teve identificação pela Ciências Biológicas, o que foi aprofundado no ensino médio. Quando decidiu ingressar no ensino superior, visitou diversas Instituições de Ensino, analisou vários cursos, leu sobre os mesmos e decidiu ingressar em Enfermagem em outro local.

Tendo em vista o surgimento de algumas dificuldades financeiras na família, procurou a UNIRON, onde recebeu auxilio, e por conta disso acabou se transferindo para a mesma a partir do 3º período do curso.

Sempre atenta, aproveitou a todas as oportunidades que surgiram na sua caminhada acadêmica, o que contribuiu no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, conta com alegria que na UNIRON teve várias chances, dentre elas, o estágio, que lhe ajudou na sua formação.

O passo seguinte, dado a sua aprovação no processo seletivo para Estagiário na Agência de Vigilância Sanitária do Estado de Rondônia – AGESIVA/RO, começou a atuar no referido órgão, no Núcleo de Imunização Estadual – NIDE.

Por conta da última experiência, resolveu desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, abordando o tema “Imunização de crianças de zero a 2 anos: Conhecimento dos cuidadores e ações do Enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família”, orientada pela Professora Líbia Fabiele.

Por conta da qualidade do produto feito, o mesmo foi publicado na Revista “International Journal of Advanced Engineering Research and Science”. Ficou interessado? Acesse o link.

Após a conclusão da graduação, passou a atuar como Enfermeira no setor materno infantil do Hospital Samar, onde permaneceu por mais 3 anos e saiu para ingressar no Programa de Residência, que era um sonho antigo.

No início de março do ano passado ingressou no seu novo e desejado desafio. Irradiante, por ter atingido o seu objetivo, já que no concurso anterior não havia sido aprovada, vem se dedicando a cada dia, para que possa ampliar seus conhecimentos e exercê-los na prática, pois entende que precisa continuar se dedicando, principalmente por ser apaixonada pela área obstétrica.

Sempre disposta a contribuir para a melhoria da sociedade, Emanuela sugere que todos os discentes aproveitem as oportunidades que estão no seu entorno, desde a atuação com líder de sala, como participação em seminários, publicação de artigos científicos, pois tudo isso contribui para qualificar a formação de cada um.

Coutinho relembra com carinho que durante o curso, ficou grávida e mesmo assim permaneceu estudando.

Educada, Lima menciona, “quero agradecer primeiramente a Deus, que tem me abençoado, a minha família que sempre foi meu baluarte, a todos os docentes da UNIRON, em especial a Aline Vilela, Marcela Milrea, Lisséia do Vale e Líbia Fabiele”.

Lisséia Cristiane Souza do Vale, coordenadora do curso, afirma “o curso de Enfermagem da UNIRON é estruturado para permitir o pleno desenvolvimento de nossos acadêmicos, em consonância com o mercado de trabalho e os conhecimentos mais atuais da área de saúde”.

Para a Coordenadora, o trajeto da Barbara demonstra isso claramente ao permitir a formação desta profissional altamente capacitada e que logrou rapidamente aprovação na Residência Profissional, e galga os degraus de uma carreira de sucesso. É muito gratificante ver o sucesso dos nossos egressos e tê-los como colegas de profissão com muito orgulho.