Os cursos do Governo do Estado são 100% gratuitos, com material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas.

O Governo do Estado disponibilizou novas vagas para cursos profissionalizantes para diversos municípios de Rondônia, nas modalidades remota e presencial. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, de forma gratuita.

Dessa vez, são 14 cidades atendidas pela modalidade remota, com vagas abertas até o dia 31 de janeiro. Nessa opção, estão abertos os cursos de qualificação profissional em Auxiliar de Escritório e de formação inicial em Empreendedorismo, Atendimento ao Público, Relações Interpessoais, Gestão da Propriedade Rural, Técnicas de Recepção, Auxiliar Administrativo e Logística em Eventos.

Para se inscreverem, os alunos precisam fazer o cadastro por um e-mail do Gmail, ter idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Inscrições são feitas por meio de formulário e envio de documentação em arquivo único.

MODALIDADE PRESENCIAL

Em Porto Velho, as vagas presenciais são para os cursos de formação inicial em Empreendedorismo, Logística em Eventos e Marketing Digital. As aulas acontecem nas Escolas Estaduais Orlando Freire e Flora Calheiros, a depender da capacitação escolhida.

São 30 vagas, mais cadastro reserva, sendo que o critério de seleção é a ordem de inscrição, sendo que garantem as vagas os primeiros inscritos que cumprirem todos os requisitos. Os interessados precisam também ter idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Inscrições por meio de formulário e envio de documentação em arquivo único.

VAGAS REMANESCENTES

Em Pimenta Bueno o Centec Abaitará está com inscrições abertas para as vagas remanescentes, até dia 28 de janeiro, para os cursos técnicos de Agropecuária, Agronegócio, Agroecologia e Zootecnia.

Na unidade executora do Idep, as vagas possuem três modalidades de ensino:

  • Os Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (destinado para alunos concluintes do ensino fundamental) – serão realizados na forma de ensino presencial e em horário integral.
  • Os Cursos Técnicos Subsequentes (alunos que já concluíram o ensino médio) – serão ofertados na forma não presencial e as práticas serão realizadas na sede da Unidade Executora Centec Abaitará.
  • Os cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio (aluno cursa o ensino médio na escola de origem e faz o curso no contra turno da escola regular) – serão realizados na forma presencial com aulas práticas, conforme calendário escolar.

ESCOLA MÓVEL

Ainda em Pimenta Bueno, estão abertas as inscrições para o curso presencial de Charcutaria – Embutidos e Defumados, na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, localizada no estacionamento ao lado do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, próximo à Prefeitura de Pimenta Bueno, na avenida Presidente Dutra, n° 1007, bairro Alvorada.

Para fazer o curso, é preciso ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto. As aulas acontecerão nos períodos da tarde e noite. Inscrições por meio de formulário e envio de documentação em arquivo único.