Prefeito Hildon Chaves destaca as melhorias para a população

Município celebra 107 anos de instalaçãoMunicípio celebra 107 anos de instalação

Porto Velho, um dos municípios mais importantes da Amazônia, completa 107 anos de instalação neste dia 24 de janeiro. A cidade, que nasceu junto à lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), segue sendo construída por pessoas de diversas localidades.

Composta por brasileiros de todas as regiões Brasil, Porto Velho experimenta um desenvolvimento econômico e cultural em franca expansão. A cidade é hoje um ponto estratégico da hidrovia do rio Madeira, uma das mais importantes do Brasil, por onde passa cerca de 70% de toda riqueza produzida em Rondônia, pelo Oceano Pacífico, em direção a outros países.

Estrada de Ferro Madeira Mamoré marca o início de Porto VelhoEstrada de Ferro Madeira Mamoré marca o início de Porto VelhoAVANÇOS

Ao destacar a importância da data e parabenizar a cidade, o prefeito Hildon Chaves fala das muitas fases que Porto Velho passou até chegar ao estágio atual, com o empenho da população, dos servidores do município, bancada federal, estadual e municipal.

“Porto Velho vive um momento de euforia, de muita felicidade e de muitas realizações. Um exemplo é o recorde de 250 quilômetros de ruas asfaltadas em nosso primeiro mandato. E mais de 120 quilômetros no primeiro ano da segunda gestão, entre recapeamento e asfalto novo”, explica.

Além da infraestrutura, o município também experimenta investimentos em seus distritos e áreas prioritárias. “Implementamos melhorias em todos os distritos e reformas nas escolas e unidades de saúde, entre outros avanços. Porto Velho, hoje, é uma cidade mais limpa, mais humana, mais iluminada, mais humanizada, é uma cidade que entrega cidadania e respeito a todos os porto-velhenses”, afirma.

Dante Fonseca, professor e historiador Dante Fonseca, professor e historiadorDEPOIMENTO

Filho de ferroviário, Lord Jesus Brown, de 73 anos, trabalha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) desde 1972. Ele fala com orgulho desse importante patrimônio histórico e do amor que sente pela cidade e pela lendária ferrovia.

Conta que o pai dele, Lord Aynold Brown, natural da colônia inglesa de Granada (atual Barbados), chegou em 1901 para trabalhar na construção da EFMM. Posteriormente, atuou como telegrafista e também ajudava a abastecer as locomotivas na estação construída no distrito de Abunã, onde Lord Brown nasceu.

“Quando a gente mudou para a cidade, Porto Velho ainda era muito pequena e terminava na rua Joaquim Nabuco. Tinha muitas carroças. Tudo era precário. E, hoje, vemos o resgate do nosso patrimônio, através da Prefeitura”, afirma.

HISTÓRIA

Conforme relata o professor e historiador Dante Fonseca, o município de Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, pelo então governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, já que fazia parte do município amazonense de Humaitá.

Em 24 de janeiro do ano seguinte (1915) foi realizada a instalação do município, tendo como primeiro prefeito o major do Exército Brasileiro, Fernando Guapindaia. “A solenidade de instalação aconteceu às 9h, na residência do Intendente Manoel Félix de Campos, localizada no que hoje é a rua Barão do Rio Branco”, disse.