Cujubim ganha título de Capital do Abacaxi

Através de uma propositura apresentada pelo deputado Ismael Crispin, o município de Cujubim, norte de Rondônia, a 230 km de distância da capital Porto Velho, ganhou, por meio da Lei Estadual Lei nº 5.212, de 17 de dezembro de 2021, o “título de Capital Estadual do Abacaxi ao Município de Cujubim”.

Em visita ao município em agosto de 2020, o deputado ficou extasiado com a plantação de mais de 07 milhões de mudas de abacaxi e na ocasião apresentou o Projeto de Lei Ordinária 1251/2021 que “Concede ao município de Cujubim o Título de Capital Estadual do Abacaxi”, para apreciação no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia.

“O município de Cujubim se destaca, desde 2008, como o maior produtor de abacaxi de Rondônia, sendo que boa parte da produção está concentrada na Associação de Produtores do Assentamento Américo Ventura (Aprav). A oficialização do título de “Capital do Abacaxi” é justa e proporcionará mais visibilidade e consequentemente aumentará a geração de emprego e renda da região”, disse.

Ismael destacou também que por iniciativa dos professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, com o apoio da Aprav, anualmente eles promovem o Festival do Abacaxi em Cujubim, que tem entre seus atrativos, o Concurso do Rei e da Rainha do Abacaxi, degustação de pratos e doces à base do abacaxi e ainda é escolhido e também premiado o maior abacaxi da região, prestigiando e valorizando o produtor.