Obra de recapeamento garante a revitalização do pavimento asfáltico

A equipe do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), da 5ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq), reiniciou nesta semana os serviços de recapeamento asfáltico de dois quilômetros de ruas e avenidas em Riozinho, distrito de Cacoal. Os trabalhos fazem parte do projeto “Tchau Poeira”, do Governo de Rondônia criado visando asfaltar, recuperar e sinalizar vias públicas urbanas nos 52 municípios.

Responsável pelos serviços no distrito de Riozinho, o gerente da 5ª Usina de Asfalto do DER, Sebastião Cardoso, pontua que a obra de recapeamento visa a revitalização do pavimento. “É uma obra essencial para a durabilidade do pavimento asfáltico, evitando assim as manutenções constantes nas ruas e avenidas. As ações municipalistas seguem o cronograma de planejamento do Governo de Rondônia em parceria com as prefeituras”.

Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, vão ser mais de dez quilômetros de recapeamento no município de Cacoal. “Nessa primeira etapa o Executivo Estadual, por meio do DER, atenderá Cacoal com recapeamento em ruas escolhidas pela administração municipal, sendo dois quilômetros de recapeamento em Riozinho e oito quilômetros e meio de microrrevestimento asfáltico nas ruas de Cacoal”.

Vale ressaltar que a única contrapartida das prefeituras é a elaboração do projeto que determina quais ruas e avenidas serão beneficiadas. Já o investimento de mais de R$ 300 milhões (trezentos milhões de reais), é recurso próprio do Poder Executivo, resultado da economia gerada pela atual gestão.