Investimentos aconteceram em diversos setores e unidades escolares

O Governo de Rondônia, reforça que a Educação é primordial para o futuro brilhante dos jovens e para o progresso do Estado. Com esse pensamento a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investe desde 2019 em melhorias de infraestrutura, equipamentos, móveis e materiais pedagógicos nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Foi assim que 9.160 alunos das unidades escolares estaduais vinculadas à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura iniciaram o ano letivo de 2022, com novidades que melhoram a qualidade do ensino ao estudante e ao mesmo tempo garantem condições de trabalho ao profissional da Educação.

A coordenadora da CRE de Rolim de Moura, Rita Degam, explica que são 1.209 servidores docentes e técnicos educacionais lotados nas escolas estaduais dos cincos municípios para levar um ensino de excelência.  “Dos 9.160 alunos, 5.913 alunos são de Rolim de Moura; 167 de Castanheiras; 1. 079 de Novo Horizonte d’Oeste; 1.366 de Nova Brasilândia d’Oeste e 635 alunos de Santa Luzia d’Oeste. O Poder Executivo realiza diversos investimentos que há anos não eram feitos no setor da Educação. Além disso, os nossos profissionais de educação têm sido valorizados com abono salarial e equipamentos tecnológicos que tornam mais fácil a arte de ensinar. Mais de 18 mil kits alimentação foram distribuídos para os estudantes durante a pandemia. São ações que demonstram a preocupação do Estado, por meio da Seduc, em assegurar a qualidade do Ensino”, comentou Rita Degam.

Equipamentos de informática foram entregues nas escolas da Zona da Mata

Rita pontua que entre os investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na CRE de Rolim de Moura e municípios já foram entregues os seguintes equipamentos: 420 computadores tipo desktop com tela e periféricos, distribuídos nas salas do setor administrativo como supervisão e sala de professores, além do laboratório de informática com computadores novos e internet de ultravelocidade; 26 notebooks, 22 scanners, 23 mesas de tênis de mesa, mais de 170 centrais de ares condicionados com capacidade de 12000 a 48 mil btus; 17 armários deslizantes utilizados para arquivamento de passivo e ativo de secretaria, prestação de contas e documentação permanente da escola; 22 projetores de 3500 lumens; 12 laboratórios móveis de ciências; 27 ventiladores de parede com 60 cm de diâmetro; dez murais com feltro; 28 conjuntos de lixeiras de coleta seletiva; 15 bebedouros de coluna para galão de 20 litros; 59 no break; 85 telas de projeção; 15 impressoras coloridas com duas recargas de toner cada; 4 bebedouros de 250 litros; três planetários para laboratório de ciências; cinco liquidificadores industriais; três batedeiras planetárias; 31 quadros brancos; três fogões industriais com seis bocas e forno; quatro freezers horizontais; quatro refrigeradores; um fogão de quatro bocas com forno; 11 caixas de som; três mesas de som; dois fornos micro-ondas; 20 conjuntos professor; 100 conjuntos alunos; duas balanças digitais; um armário de seis portas e três mesas de pebolim.

ROLIM DE MOURA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de  Moura, recebeu a obra da construção de um refeitório. “O refeitório é um anseio antigo da comunidade escolar e hoje é uma realidade, graças ao Governo de Rondônia”, disse o diretor Gildo Ramos.

Escolas seguem rigorosamente protocolos de combate à covid-19

Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães ganhou uma reforma na central de distribuição elétrica, que fez com que as atividades administrativas e escolares voltassem a ocorrer novamente sem quedas de energia.

A Escola Monteiro Lobato, que tem o projeto Guaporé de Educação Integral, também passará por uma reforma na estrutura do muro lateral.

O processo de carta convite para a execução da reforma total da parte elétrica da Escola Carlos Drummond já foi aberto.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rosales dos Santos, no distrito de Nova estrela ganhou um refeitório.

Há outras obras previstas para acontecer ainda neste semestre como: a reforma predial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE); reforma parcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira; reforma da passarela na Escola Maria do Carmo de Oliveira Rabelo e a reforma do prédio e telhado do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

NOVA BRASILÂNDIA d’OESTE

Já está em fase final da construção do auditório para melhorar o atendimento do público de ensino médio na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Na Escola estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão as obras de reforma acontecem na quadra poliesportiva, cozinha e refeitório.

CASTANHEIRAS

Está em andamento a troca completa do telhado da escola, da garagem e depósito da Escola Francisca Júlia da Silva.

“São mais de R$ 1 milhão que o Governo de Rondônia investiu em obras nas unidades escolares”, pontuou a coordenadora da CRE.

Rita Degam lembra que as escolas estão seguindo o protocolo rigoroso de higienização, com foco na segurança dos profissionais da Educação e alunos, além de combater a disseminação da covid-19. As unidades de ensino se adequaram, construíram lavatórios, e seguem rigorosamente os protocolos, como a aferição da temperatura, dispense de álcool em gel nas salas e corredores, além do uso obrigatório de máscara.

“Os nossos parabéns ao Governo pelo brilhante trabalho, por investir em melhorias na infraestrutura, no transporte escolar, entrega de kits alimentação durante a pandemia, além de investir em melhorias nas escolas, ajuste salarial dos servidores. É assim que se faz uma educação de qualidade”, elogiou o técnico educacional da Escola José Rosales dos Santos, Leomar Kramer, 

Mais de 18 mil kits alimentação foram entregues aos estudantes em 2021

Adriana Siqueira, mãe de dois alunos da Escola Estadual Nilson Silva em Rolim de Moura, enfatizou que os kits alimentação chegaram em boa hora. “Só tenho que agradecer a todos os envolvidos”.

Já Ana Maria Garcia, mãe do estudante Lucas Garcia, do 6º ano Fundamental da Escola Nilson Silva de Rolim de Moura, relatou que está satisfeita com o retorno das aulas presenciais. “Meu filho está muito feliz com o retorno. Gostaria de parabenizar toda a equipe da escola pelo protocolo referente a covid-19. Quero aproveitar para agradecer ao Governo do Estado pelos investimentos na Educação”.

“Os investimentos na educação demonstram a preocupação do Governo  com a qualidade do ensino. Essa ação beneficia diretamente os nossos estudantes, profissionais da Educação, comunidade e principalmente o futuro do nosso Estado”, finalizou a secretária Regional do Governo, em Rolim de Moura, Eliene Siqueira.

A coordenadora da CRE, complementa que os investimentos continuarão sendo de grande porte na regional. “O Governo de Rondônia tem demonstrado fazer bom uso e aplicação do erário público dos impostos recebidos dos cidadãos rondonienses. Recentemente, a Seduc também realizou, por meio de processo seletivo a contratação de quatro engenheiros civis e um técnico cadista para melhor atender as unidades escolares da macrorregião que vai de Alta Floresta d’Oeste até Costa Marques. Os profissionais realizarão projetos voltados para melhorias nas escolas, gerando economia e a eficiência da administração pública”.