Pasta identificou casos em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; linhagem da Ômicron é mais transmissível

Teste para detecção da Covid-19

Teste para detecção da Covid-19

ADÃO DE SOUZA / PBH

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (7), que o Brasil já teve pelo menos sete casos de pessoas diagnosticadas com Covid-19 com a subvariante BA.2 da Ômicron.

Segundo o monitoramento da pasta, três casos foram registrados em São Paulo, três no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina. O ministério ainda explicou que as datas de coleta das amostras são de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

A linhagem BA.2 foi identificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 7 de dezembro e tem cerca de 40 mutações em relação à cepa original da Ômicron. A subvariante preocupa por ser mais transmissível que a primeira versão da Ômicron e por demonstrar maior potencial de infectar pessoas já vacinadas contra o coronavírus.

Também nesta segunda, a cidade de São Paulo teve a confirmação de seu primeiro caso da variante BA.2. O paciente é um homem de 22 anos, residente e trabalhador no município de Santo André, na Grande São Paulo, que procurou atendimento em uma UBS na zona leste do município de SP, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.