Equipe técnica da Setur esteve em Ariquemes para apresentar o “Plano de Aceleração do Turismo” para o ano de 2022 aos representantes municipais do Vale do Jamari.

Com o propósito de debater as ações, programas e projetos do Governo de Rondônia no setor do turismo no ano de 2022, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) realizou na quinta-feira, 17, uma reunião com agentes públicos e privados para apresentar o ‘Plano de Aceleração do Turismo – Rondônia para Todos’. O evento aconteceu no auditório do Sebrae, em Ariquemes e contou com a participação de representantes de municípios da região do Vale do Jamari, como Alto Paraíso, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Machadinho e Monte Negro. Além de Jaru, Jorge Teixeira e Theobroma.

Durante o encontro a equipe técnica da Setur, liderada pelo superintendente Gilvan Pereira, abordou sobre o fortalecimento e aplicação dos dez eixos de desenvolvimento do turismo, previstos na Lei Ordinária n° 5.093, de 24 de agosto de 2021, que são compostos por: governança, capacitação, empreendedorismo, infraestrutura turística, criação de fluxo, educativo, eventos, promoção, fortalecimento dos produtos turísticos e cadastro, estatística e monitoramento. 

“Sabemos que o turismo foi impactado nos anos de 2020 e 2021 em todo o mundo, por conta da pandemia, mas o Governo de Rondônia está desde o ano passado trabalhando na retomada do turismo, inclusive, com o Plano de Aceleração, que está alinhado e agregado com a Lei Estadual do Turismo. Estamos investindo em diversas ações de incentivo, como o ‘Viaja Mais Servidor’, ‘Rondônia para Todos’ e ‘Viva Rondônia’, bem como, investindo em cursos de capacitação para guias de turismo. Rondônia está num caminho certo, fortalecendo o setor turístico e hoje trouxemos os municípios, para que eles tenham cada vez mais forças para se destacarem em seus projetos e sempre contando com a colaboração da Setur”, destacou Gilvan.

UNIÃO

Contente e esperançosa com as ações no setor turístico de Rondônia, estava Deise Cristina Dentz, empresária do ramo turístico de Ariquemes, que almeja uma união cada vez mais entrelaçada entre o setor público e privado no fortalecimento do setor. 

“É com essa união de todos, com capacitação, troca de ideias, entre outros, que conseguiremos atingir o objetivo máximo, que é o desenvolvimento do turismo no nosso Estado. Setor que é tão importante para o desenvolvimento econômico, seja na geração de emprego e renda, como no fomento de todo o comércio. É um trabalho que ainda está se iniciando, mas a Setur está de parabéns por estar desempenhando ações que trazem benefícios e que revolucionará o turismo de Rondônia”, ressaltou a empresária.