Consultas são destinadas a alunos da rede municipal

Atendimento oferta lentes e armações oculares aos estudantes Atendimento oferta lentes e armações oculares aos estudantesBuscando promover melhor qualidade no aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de problemas visuais, a Prefeitura de Porto Velho vai ampliar as consultas especializadas em oftalmologia aos alunos da rede municipal de ensino. A triagem e agendamento ocorrem pelas próprias escolas.

O serviço é ofertado através da Secretaria de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares. Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio. Se comprovada a necessidade, haverá a confecção da lente e armação ocular.

“A gente tem atendido alunos entre 3 e 12 anos, na faixa etária de atendimento do município. Antes da pandemia, a média era de 30 consultas por semana”, informa Louise Gaio Salvador, diretora do DSE.

Louise Gaio Salvador, diretora do DSELouise Gaio Salvador, diretora do DSEDurante a execução do programa, é possível observar a necessidade dentro da própria sala de aula, identificando quais alunos precisam do suporte. “Quem tem problema de visão ou de leitura já são encaminhados e seguem à consulta. Ele tem data e hora, saem com receita para o técnico óptico da Semed produzir as lentes”, lembra a diretora. Os estudantes ainda têm a oportunidade de escolher modelo e cor da armação.

AVALIAÇÃO ANUAL E EVOLUÇÃO DOS CASOS

O aluno que recebe óculos precisa, no ano seguinte, passar por uma nova consulta para avaliar se o grau se manteve ou se houve progresso, além de verificar o desenvolvimento facial e, com isso, fazer a mudança da armação.

Um dos motivos que podem causar esse avanço de problemas oculares, na opinião de Louise, é a exposição excessiva às telas eletrônicas, como tablet, celular, TV, entre outros. “As crianças têm tido acesso mais cedo às tecnologias prejudicando assim a visão”, observa Louise.

Apoio oftalmológico tem repercussão positiva no rendimento escolarApoio oftalmológico tem repercussão positiva no rendimento escolarO uso desses equipamentos pode provocar reações como olhos irritados, vermelhos e sem lubrificação, além de cansaço visual. Para isso, os pais precisam observar mudanças de comportamento em seus filhos.

NOVO EDITAL

Nas próximas semanas, um edital será aberto junto à Superintendência Municipal de Licitações (SML) para a contratação de clínicas que possam atender as demandas do município, inclusive na região dos distritos, evitando o deslocamento e gastos financeiros pelos pais dos alunos.

O valor previsto é de R$ 600 mil com recursos próprios do município. A estimativa é ofertar mais de 2 mil consultas durante a vigência do contrato.

“Este novo processo é aberto com a intenção de atender uma especificidade, com grau maior e lentes especiais, uma vez que podemos ver crianças com menos idades e com graus mais elevados causados, por exemplo, por miopia e astigmatismo”, finaliza a diretora do DSE.