Esforço de negociação de Emmanuel Macron coincidiu com uma nova rodada de contatos com líderes europeus

Presidente da França, Emmanuel Macron

Presidente da França, Emmanuel Macron

CHRISTOPHE PETIT TESSON/EFE

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve duas "longas conversas" separadas por telefone nesta terça-feira (22) com seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodmir Zelenski, informou o Palácio do Eliseu.

"No momento, não há acordo, mas o presidente (Macron) está convencido da necessidade de continuar com esses esforços (negociadores). Não há outra solução senão um cessar-fogo e negociações de boa-fé por parte da Rússia. O presidente está com a Ucrânia", disse o Eliseu, sede da presidência francesa, em um breve comunicado.

O esforço de negociação de Macron coincidiu com uma nova rodada de contatos com líderes europeus.

O presidente francês conversou, também separadamente e por telefone, com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

Nesses contatos, os líderes discutiram sobretudo como conter a inflação no bloco comunitário e como garantir seu abastecimento energético, que está em perigo devido às consequências da guerra na Ucrânia.

"Falou-se de possíveis respostas a curto e médio prazo para garantir a segurança energética europeia e fazer frente ao aumento dos preços, no contexto das metas fixadas na Cúpula de Versalhes (de 10 e 11 de março) e em preparação para o Conselho Europeu de 24 e 25 de março", indicou a presidência francesa.

Nas conversas com Scholz e Draghi, Macron também tratou dos "desafios de segurança" europeus, antes da Cúpula da Otan desta quinta-feira e após a recente adoção do novo guia estratégico europeu sobre segurança e defesa que levará a "ações conjuntas" dos membros da UE.
Por que a cidade de Mariupol é tão importante para a Rússia?