Adesão ao Programa do Artesanato Brasileiro consiste na valorização do trabalho dos artesãos de Rondônia

Com o objetivo de fomentar políticas públicas voltadas para o artesanato na Capital de Rondônia, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), assinou na manhã desta quarta-feira (9), a adesão ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), por meio dos Termos de Convênio, Responsabilidade e Sigilo, com representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

No ato, o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, pontuou e agradeceu a importância da parceria entre Estado e município no desenvolvimento do artesanato. “Juntos somos mais fortes. A partir do momento que os poderes se unem aos artesãos, fica certo de que este setor ganhará a devida valorização e evidência”, afirmou.

A secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, reforçou a parceria e disse estar aberta a essa união para valorizar este e outros setores. “Já temos trabalhado muito com os artesãos e a ideia é ampliar mais ainda o trabalho destes profissionais”.

Parceria é mais uma ação de investimento para os artesãos

Para quem está na ponta, a parceria também é de grande valor. Ronaldo Farias é artesão e estava presente na reunião. Ele aponta a necessidade de estar nas escolas para apresentar a cultura artesã. “Precisamos formar novos artesãos e consumidores. Romper a barreira e entrar nas escolas, pode garantir esse desenvolvimento de uma forma totalmente diferente. Vejo como um grande avanço para o Estado e município”, destacou.

A artesã Vera Lúcia, pontuou a presença dentro das escolas, sugeriu que a parceria atenda as necessidades neste setor para uma entrega de qualidade nos produtos feitos.

A parceria resulta em uma aproximação com a classe, que recebeu as Carteiras de Artesãos do município de Porto Velho, cadastrados no PAB. Para o coordenador do programa em Rondônia, Fábio de Gois, o impacto no desenvolvimento da categoria é muito positivo. “Agora, o trabalho estará dividido, dando mais velocidade nos processos e um alcance muito maior do nosso trabalho. Trabalhar na mesma via é trabalhar junto e de fato, isso terá grandes resultados”, concluiu o coordenador.

O acordo de Cooperação Técnica vai ser firmado após o plano de trabalho para realização das feiras de artesanato no município.