Mais de R$ 11 milhões foram investidos para fomentar o turismo no Estado

Com objetivo de incentivar o turismo nos municípios a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), criou o programa “Rondônia para Todos” que apoia a realização e promoção de eventos turísticos e culturais em Rondônia.

O projeto elaborado pela Setur, está apresentando a Ata de Registro de Preço 018/2022, Pregão Eletrônico nº 341/2021, elaborada pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel), o qual conta com os diversos itens de organização de pequenos, médios e grandes eventos, podendo ser utilizada pelos diversos municípios através de adesão ou apresentar projetos descritivos com os referidos itens da ata em questão, chegando a valores específicos e, posteriormente, sendo pleiteados recursos de emendas parlamentares e outros que possam surgir com uma parceria entre Estado e Municípios.

De acordo com o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, o projeto tem a finalidade de elaborar convocação para que os municípios e associações possam apresentar projetos de forma que a Setur irá auxiliar na captação de recurso, porém não se limitando apenas a angariar recursos frente a parlamentares, mas auxiliando também na execução dos eventos, com o intuito de aumentar o alcance do Estado em políticas para fomento do turismo na região.

A depender da natureza do projeto, o programa abordará eventos de cunho etnoturístico, gastronômico, entre outros. Para participar do “Rondônia para Todos” os interessados devem preencher um formulário onde as secretarias e associações deverão informar qual título do projeto, resumo, objetivo geral e específico, público-alvo, local de realização, justificativa, metodologia, fonte de recursos, equipe executora e apoio à execução, cronograma físico, valor do projeto, indicadores de monitoramento, resultados e impactos das ações, gerenciamento de risco e referências.

“Já encaminhamos o programa para os 52 municípios de Rondônia, a cartilha para elaboração desses projetos e ata de registro preço. A equipe de projetos e convênios da Setur está trabalhando o mais rápido possível para executar esses projetos. A Setur está trabalhando para fortalecer os eventos turísticos do Estado de Rondônia”, destacou Gilvan.

Em agosto de 2021, foi aprovada a Lei Estadual de Turismo nº 5.093. A Lei vai ajudar na implementar ações de mecanismos destinados ao planejamento, desenvolvimento do setor turístico e definir as áreas estratégicas, programas e ações para o desenvolvimento do “Rondônia para Todos”. Mais de R$ 11 milhões foram investidos no programa para fomentar o turismo no Estado de Rondônia.