Anúncio deve ser feito pela pasta nesta semana; aplicação será em pessoas com mais de 80 anos

Vacinação de idosos

Vacinação de idosos

TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL - 8.3.2021

O Ministério da Saúde vai anunciar o início da aplicação da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir dos 80 anos de idade. A divulgação deve ocorrer nesta semana.

O ministro Marcelo Queiroga viajou nesta segunda-feria (21) para Montevidéu e volta para o Brasil na terça-feira (22) à noite. O anúncio pode ser feito antes da viagem dele a Angola na quarta-feira.

O estado de São Paulo começou nesta segunda-feira (21) a aplicar a quarta dose em idosos com 80 anos ou mais. 

Segundo o governo estadual, 900 mil pessoas nessa faixa etária receberão a aplicação nesta etapa do calendário de imunização.

O Vacinômetro do R7 mostra que mais de 156 milhões de pessoas receberam a segunda dose ou uma vacina de dose única e estão completamente imunizadas contra a Covid-19, mais de 74% da população, sendo que mais de 34% já receberam a dose de reforço.

Endemia

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (21), que ainda não há data nem prazo para que o Executivo rebaixe o status da Covid-19 no país de pandemia para endemia.

Queiroga se reuniu recentemente com os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, Arthur Lira (PP-AL), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Luiz Fux, respectivamente, para tratar sobre o tema.

Nas reuniões, Queiroga informou que o governo estuda uma transição da situação da pandemia e destacou que nada será alterado de forma abrupta. O ministro mostrou, ainda, relatos da situação epidemiológica do país.

"Eu tenho dialogado com os presidentes dos poderes para que tenhamos uma transição  tranquila, que essas medidas são graduais e têm de apresentar o que já existe na sociedade", disse Queiroga, acrescentando que não há, por enquanto, novas reuniões previstas sobre o tema.