Vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS)

Porto Velho, RO -
Os 23 ônibus que fazem o serviço de transporte escolar rural do distrito de União Bandeirantes pararam desde ontem por falta de combustível, deixando mais de 700 alunos da localidade sem condições de irem às aulas. A denúncia foi feita pelo vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) após ser avisado por lideranças do distrito que pediu a intervenção dele na questão.

“Há duas semanas tivemos uma discussão sobre a questão do transporte escolar na Câmara Municipal e parece que estávamos prevendo que algo aconteceria. Infelizmente, não apenas o transporte escolar, mas também a situação das estradas vicinais rurais que estão com péssima trafegabilidade e expondo alunos e trabalhadores a riscos desnecessários a acidentes”, ressaltou o vereador.

O vereador destacou ainda que o problema do transporte escolar rural já vem se arrastando o município há vários anos e que, as crianças é quem serão as maiores prejudicadas com a crise. “O problema começou antes da pandemia e continua dando dor de cabeça. União Bandeirantes é apenas um dos distritos que está sem aula. E os outros? Será que vão ficar também? O problema precisa de soluções rápidas por parte do Município.

Localizado a 160 quilômetros da capital, União Bandeirantes hoje é um dos distritos rurais que mais cresce e possui uma população de 29 mil habitantes, superior a 11 municípios rondoniense. Pelo tamanho da população, segundo o vereador, dá para se ter ideia do enorme prejuízo escolar dessas crianças que mal iniciaram o ano letivo. “Parar por falta de combustível é imperdoável, mas temos que ouvir a Prefeitura sobre o que aconteceu e ajudar a resolver o problema”, finalizou.