Em entrevista, Ieda Chaves enfatiza empreendedorismo social para melhorar qualidade de vida

Em entrevista, Ieda Chaves enfatiza empreendedorismo social para melhorar qualidade de vida

Em entrevista aos jornalistas Rangner Andrade e Élcio Moreira no programa Abrindo o Jogo da Nova Jaru FM nesta quarta-feira, 13, a primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves, defendeu investimentos no empreendedorismo social para garantir ocupação no mercado de trabalho e renda para as famílias rondonienses. Há cinco anos, ela utiliza a doação do salário do prefeito Hildon Chaves para criar projetos e soluções com o propósito de transformar a realidade social de algumas pessoas. No período da pandemia, quando exigiu-se o distanciamento social e medidas sanitárias severas, o projeto foi deixado de lado porque a necessidade deslocou-se para a distribuição de cestas básicas. “Quem tem fome, tem pressa. Naquele momento, precisamos suspender essas ações e focar no alimento às pessoas carentes”, disse ela, anunciando o retorno dos projetos.

Para Ieda, o assistencialismo é importante, mas por determinado momento. O ideal é ouvir as pessoas, as organizações que atuam no combate a exclusão social, identificar a vocação de cada comunidade para então aplicar recursos em projetos viáveis. “Não adianta oferecer cursos de corte e costura, se não há ninguém com vocação para essa atividade”, explicou a primeira-dama de Porto Velho. Essa experiência ela utiliza em pequena escala com as doações de amigos, voluntários e do próprio salário do prefeito Hildon Chaves. “Mas precisamos avançar e só teremos mais recursos e legitimidade para criar politicas públicas com um mandato”, acrescentou Ieda ao explicar o porquê decidiu aceitar o desafio de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

No decorrer do programa radiofônico, a primeira-dama falou sobre sua história em Rondônia quando chegou a cidade de Cacoal há cerca de 30 anos, vinda do interior do Paraná para trabalhar como dentista. “Cheguei do interior do Paraná a Cacoal, conheci meu esposo Hildon Chaves e moramos em várias cidades do interior. Conhecemos muita gente no interior e somos gratos a essa terra que nos acolheu. Minha filha nasceu em Ariquemes e meu filho em Porto Velho, somos rondonienses de coração”, lembrou Ieda. Foi no interior que o casal Chaves iniciou a construção de um dos maiores grupos de educação do Estado de Rondônia, empregando mais de 1 mil pessoas.

Em entrevista, Ieda Chaves enfatiza empreendedorismo social para melhorar qualidade de vida Em entrevista, Ieda Chaves enfatiza empreendedorismo social para melhorar qualidade de vida Reviewed by Jotta Júnior on abril 13, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.