Detran Rondônia trabalha educação e sensibilização de trânsito em Encontro de Carros Antigos em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO esteve presente durante as ações educativas e de conscientização de trânsito no VIII Encontro de Carros Antigos, realizado no último sábado (30), no Parque Circuito, em Porto Velho. O evento reuniu centenas de pessoas de várias regiões do Estado que vieram à Capital para expor suas relíquias automotivas, e outros vieram apenas para ver de perto as máquinas.

Equipes do Detran aproveitaram o evento para conscientizar o público sobre a importância de um trânsito seguro e humanizado a todos. Servidores da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, montaram estandes no local para atender ao público infantil, com ações educativas de forma lúdica, e o público adulto com abordagens de sensibilização. A intenção é alertar as pessoas quanto à responsabilidade no trânsito.

Crianças aprendem noções de trânsito brincando

Várias atividades relacionadas ao trânsito foram desenvolvidas junto ao público infantil como: pintura de desenhos, em que a criança aprende o básico sobre o que é certo e errado no trânsito; uma forma de conscientizá-la sobre o tema desde cedo, uma questão de cidadania e de segurança. Além do desenho, as crianças recebiam pintura de sinais de trânsito na pele.

Outra atividade oferecida às crianças foram jogos educativos e de memória, em que aprendem as questões de trânsito brincando. 

A sensibilização junto ao público adulto teve grande aceitação e muitos elogiaram o trabalho que o Detran Rondônia vem realizando em todo o Estado, pois os amantes de carros antigos entendem que o trânsito tem regras e devem ser respeitadas.

MAIO AMARELO 2022

A Resolução 871/2021, de 13 de setembro, trouxe o slogan: “Juntos Salvamos Vidas” para que a sociedade possa refletir e trabalhar ações efetivas que fazem a diferença no trânsito, seja, em Rondônia, no Brasil e em diversos outros países, em que o Movimento Maio Amarelo é realizado, considerando que esta é uma Campanha de Educação de Trânsito internacional.

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira, convidou a sociedade para participar das ações educativas do Movimento Maio Amarelo, que estarão sendo realizadas em todo o Estado. “Cada pessoa pode contribuir com a campanha, tendo uma mudança de comportamento no trânsito e fazendo a coisa certa”, afirmou.