Estudantes de vários municípios já disputam a fase municipal do Joer 2022

 Estudantes de vários municípios já disputam a fase municipal do Joer 2022

O esporte e a cultura são importantes para desenvolvimento estudantil, a exemplo disso, as fases municipais dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer 2022 já estão acontecendo em boa parte do Estado. As próximas fases serão as regionais e macrorregionais, que serão realizadas no final de maio e junho. As fases estaduais ocorrerão em julho e agosto. Após dois anos, as atividades são retomadas com a realização do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

A 34ª edição do Joer será realizada em caráter olímpico para os estudantes matriculados na educação básica do ensino regular, educação de jovens e adultos – EJA e estudantes com necessidades especiais. A fase municipal conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs e já foi realizada em Ariquemes, Rolim de Moura e Espigão do Oeste, acontece em Novo Horizonte do Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Os jogos escolares têm a finalidade de promover, por meio do esporte, a inter-relação social, educacional, além de aumentar a participação nas modalidades esportivas olímpicas e paraolímpicas entre os estudantes de Rondônia.

O estudante de 17 anos, Edglei dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire, atleta da modalidade de futsal, comenta que o Joer ajuda a desenvolver habilidades socioesportivas. Ele também destaca que a expectativa é muito boa e está ansioso para participar pela primeira vez.

Para quem já ganhou, a experiência é melhor ainda, como é o caso do Michael Willian, que estreou como campeão na modalidade futebol, em 2016, pela Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia. Para ele, o Joer incentiva os estudantes à pratica esportiva e até mesmo na oportunidade de iniciar profissionalmente no esporte.

Para o titular da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar – Gefecee, Expedito Ferreira Santana, o Joer é uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades esportivas e ainda promove a socialização e a empatia, trabalha na formação do caráter e proporciona um intercâmbio cultural.

HISTÓRIA DO JOER

O Joer foi instituído oficialmente em 1978, por meio do Decreto nº. 937. A partir dos anos 2000, o Joer foi reformulado com mais nove modalidades esportivas nas categorias Infantil e Juvenil. Em 2009, foi instituído e regulamentado por meio da Lei 2028 de março de 2009, e pelo Decreto 23.345/2018, sendo atualmente disputadas 17 modalidades, nos sexos masculino e feminino, em competições coletivas e individuais. Em 2017 foi instituída a Etapa Paraolímpica que reúne os alunos atletas com deficiência – ACD.

O Joer é disputado em quatro fases no Estado (Interclasse, Municipal, Regional/Macrorregional e Final Estadual). A Fase Nacional, que reúne os campeões estaduais, é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB – e Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE.

Estudantes de vários municípios já disputam a fase municipal do Joer 2022 Estudantes de vários municípios já disputam a fase municipal do Joer 2022 Reviewed by Jotta Júnior on maio 21, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.