Ucrânia fecha portos marítimos ocupados pela Rússia até reassumir o controle

 

Zelenski disse que o país pode perder toneladas de grãos devido ao domínio russo e que crise alimentar vai afetar Europa, Ásia e África



Imagem de satélite mostra visão geral de instalação portuária em Mariupol

Imagem de satélite mostra visão geral de instalação portuária em Mariupol

REUTERS - 29.04.2022

A Ucrânia fechou formalmente seus quatro portos no mar Negro e de Azov que foram tomados pelas forças russas, disse o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira (2).

Os portos do mar de Azov de Mariupol, Berdiansk e Skadovsk e o porto de Kherson, no mar Negro, foram fechados "até a restauração do controle", disse o ministério em comunicado.

"A adoção desta medida deve-se à impossibilidade de atender navios e passageiros, realizar cargas, transportes e outras atividades econômicas relacionadas, garantindo o nível adequado de segurança da navegação", afirmou.

Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades como resultado da invasão russa, no final de fevereiro. As forças russas tomaram alguns portos e bloquearam outros.

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse nesta segunda-feira que a Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos devido ao controle russo do transporte marítimo do mar Negro, desencadeando uma crise alimentar que afetará Europa, Ásia e África.

O ministério afirmou na semana passada que as exportações de grãos da Ucrânia atingiram 45,709 milhões de toneladas na temporada entre 2021 e 2022. 

Ucrânia fecha portos marítimos ocupados pela Rússia até reassumir o controle Ucrânia fecha portos marítimos ocupados pela Rússia até reassumir o controle Reviewed by Jotta Júnior on maio 02, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.