Chamando os policiais de heróis, o presidente dos Estados Unidos afirmou que não é possível ser "pró-insurreição e pró-democracia"

Presidente dos EUA, Joe Biden, visita a Arábia Saudita

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou, nesta segunda-feira (25), vários de seus possíveis adversários republicanos nas eleições de 2024, dizendo que seu antecessor, Donald Trump, não teve “coragem” para impedir o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

“Os policiais foram heróis naquele dia: Donald Trump não teve coragem de agir”, afirmou Biden em declarações gravadas para a conferência “National Organization of Black Law Enforcement Executives”.

“Os bravos homens e mulheres de azul em todo o país nunca devem esquecer isso. Você não pode ser pró-insurreição e pró-policial. Você não pode ser pró-insurreição e pró-democracia. Você não pode ser pró-insurreição e pró-americano”, continuou o presidente, que está se recuperando da Covid, em isolamento na Casa Branca.

Os comentários para o evento na Flórida incluíram farpas contra outros republicanos proeminentes no estado, como o governador Ron DeSantis, uma estrela em ascensão no partido e considerado possível candidato presidencial.

“No estado em que vocês estão hoje, o governador DeSantis, o senador Marco Rubio, o senador Rick Scott se opuseram à proibição de armas de assalto”, disse Biden.

“Para mim, é simples: você não pode apoiar o uso de armas de guerra nas ruas americanas; você não está do lado da polícia”, pontuou.

Biden geralmente não aponta seus inimigos políticos pelo nome. Trump e DeSantis flertaram com a possibilidade de desafiar Biden nas eleições de 2024.

As eleições de meio de mandato, em 8 de novembro, determinarão se o Partido Democrata de Biden manterá o controle do Congresso e são consideradas um teste dos argumentos que serão apresentados aos eleitores a favor e contra um segundo mandato de quatro anos para Biden.