Foi aprovada hoje, 07, na comissão especial, a proposta de emenda à Constituição do piso salarial nacional da Enfermagem (PEC 11/22). O parecer favorável da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) foi aprovado pela maioria, à exceção do Partido Novo, que foi contrário à proposta. A PEC 11 traz robustez e segurança jurídica ao Projeto de Lei 2564/20, que fixa o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Mauro Nazif que é defensor das pautas da enfermagem e das categorias da saúde, na Câmara dos Deputados, afirmou que a proposta faz “com que a categoria tenha direito permanentemente garantido, como foi feito com os agentes de saúde e com os professores. Nós lutamos muito para que isto acontecesse. Hoje é um dia histórico para a enfermagem. Os profissionais deste segmento serão finalmente valorizados”, disse Nazif.

A PEC 11, agora segue para o Plenário da Câmara dos Deputados, e sendo aprovada, segue para promulgação do Congresso Nacional.