5 dicas para incentivar o aprendizado de inglês dentro da sua empresa

5 dicas para incentivar o aprendizado de inglês dentro da sua empresa

É inegável que ter funcionários bilíngues traz benefícios para qualquer negócio. O aprendizado de idiomas se traduz em melhores habilidades de comunicação e resolução de problemas, maior criatividade, confiança e, em última análise, mais oportunidades para estabelecer parcerias e construir uma base sólida de clientes.

Considerando que as habilidades em línguas estrangeiras são vitais na economia global de hoje, esse é um ponto na qual qualquer empresário realmente deve investir – principalmente se sua empresa opera globalmente ou pretende fazer isso no futuro. 

Ao promover o aprendizado de um novo idioma, como o inglês, por exemplo, você abrirá novas portas para melhores oportunidades de negócios, além de aumentar a confiança, dedicação e lealdade de seus funcionários.

Muitas vantagens, certo? A grande questão agora é: como você pode fazer com que seus funcionários se sintam motivados e comprometidos em aprender um novo idioma?

Há muitas maneiras de estimular sua equipe e tornar a experiência de aprendizado positiva e lucrativa para todos. Aqui estão 5 dicas infalíveis que ajudarão você a otimizar o processo de aprendizagem de seus funcionários.

#1. Encontre um programa adequado

Cada empresa é única. Das operações diárias à cultura de trabalho, cada negócio tem seus próprios pontos fortes e fracos, o que também se traduz em diferentes necessidades. 

Considerando isso, você deve encontrar um programa de treinamento de idiomas que atenda a essas necessidades e, ao mesmo tempo, atenda às preferências de aprendizado (e disponibilidade) de seus funcionários.

Hoje em dia, existem infinitas técnicas de ensino, materiais e programas para escolher quando se trata de inglês para negócios – o curso de inglês para empresas na Preply.com, por exemplo, é uma referência no mercado quanto se trata de cursos de línguas corporativos.

Para tomar a decisão certa, você deve avaliar as necessidades corporativas da empresa, reconhecendo a diversidade de sua equipe e os diferentes estilos de aprendizagem.  No final, quanto mais personalizado for o programa de treinamento, melhor.

#2. Dê aos seus funcionários o tempo que eles precisam para estudar

Esperar que os funcionários trabalhem duro durante a semana em suas tarefas diárias e ainda encontrem energia extra para se envolver em treinamentos de idiomas pode levar a resultados decepcionantes. A melhor estratégia é dar a eles o tempo que precisam para estudar.

O tempo é, muitas vezes, um dos maiores obstáculos à motivação. Assim, é crucial integrar novas atividades de aprendizagem no horário de trabalho de uma forma que todos se sintam confortáveis. 

Pode parecer desafiador, mas há muitas soluções que você pode analisar, como reduzir as reuniões ou aproveitar os períodos em que há menos tarefas a serem cumpridas.

#3. Faça com que seja divertido!

Pode ser difícil manter seus funcionários engajados e motivados para aprender um novo idioma, mas existem muitas estratégias que você pode implementar para esse fim. 

Uma das mais populares é apelar ao seu espírito competitivo. Com essa abordagem, você pode facilmente transformar o aprendizado de idiomas no momento mais esperado da semana.

Por exemplo, você pode organizar pequenas competições dentro das equipes ou até mesmo criar um prêmio de “Estudante do Mês” , que pode ser um voucher de restaurante, um cartão de desconto ou algo engraçado para alegrar o clima.

Cada negócio tem sua cultura e valores únicos, então seja criativo e certifique-se de que seus prêmios reflitam isso.

#4. Recompense os esforços de seus funcionários

Os alunos, independentemente da idade, estudam mais e obtêm melhores resultados quando se sentem apoiados. O feedback positivo e o encorajamento verbal são fundamentais para se manter no caminho certo.

O reconhecimento dos funcionários é a base de uma gestão eficaz – e é uma ótima ferramenta para fazer com que as equipes se sintam motivadas quando desafiadas a aprender uma nova habilidade. 

Além de um bônus ou prêmio (como mencionamos no parágrafo anterior), pequenos gestos diários que mostram seu apreço, como um e-mail de agradecimento, por exemplo, aumentarão o moral de todos. 

#5. Organize eventos para celebrar uma cultura

Aqui está um fato: um aprendiz que entende e admira uma cultura é mais inspirado a aprender o idioma. E para entender uma cultura, além de livros didáticos, filmes ou mesmo séries, é essencial vivenciá-la em primeira mão.

Com isso em mente, você pode inspirar seus funcionários organizando confraternizações de fim de semana ou fora do expediente que envolvam a participação em eventos culturais.

Algo tão simples como uma aula de culinária mexicana ou uma oficina de origami japonesa realizada por instrutores nativos pode significar muito no processo.

Nesse tipo de evento, os funcionários podem aproveitar as festividades, aprender novas habilidades e iniciar relacionamentos. No final, é uma atividade divertida para todos os envolvidos e que terá um impacto significativo na forma como os funcionários abordam o novo idioma.

5 dicas para incentivar o aprendizado de inglês dentro da sua empresa 5 dicas para incentivar o aprendizado de inglês dentro da sua empresa Reviewed by Jotta Júnior on agosto 29, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.