O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que os EUA estão "profundamente preocupados" com o uso da usina nuclear de Zaporizhzhia

Usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é a maior desse tipo na Europa
Usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é a maior desse tipo na Europa

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de usar a maior usina nuclear da Ucrânia como um “escudo nuclear” ao estacionar tropas lá, impedindo que as forças ucranianas revidassem e arriscando um terrível acidente nuclear.

O secretário de Estado, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos estão “profundamente preocupados” com o fato de a usina Zaporizhzhia, da qual a Rússia foi acusada de disparar projéteis perigosamente perto de março, agora ser uma base militar russa usada para disparar contra forças ucranianas próximas.

“É claro que os ucranianos não podem contra-atacar para que não haja um terrível acidente envolvendo a usina nuclear”, disse Blinken a repórteres após as negociações de não proliferação nuclear nas Nações Unidas em Nova York na segunda-feira (1º).

As ações da Rússia foram além do uso de um “escudo humano”, disse Blinken, chamando-o de “escudo nuclear”.

Nas negociações de Nova York, o vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Mykola Tochytskyi, disse que “são necessárias ações conjuntas robustas para evitar desastres nucleares” e pediu à comunidade internacional que “feche o céu” sobre as usinas nucleares da Ucrânia com sistemas de defesa aérea.

A invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro desencadeou o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, matando milhares, deslocando milhões e deixando grandes partes da Ucrânia em escombros.

A guerra também causou uma crise alimentar global, com a Rússia e a Ucrânia produzindo cerca de um terço do trigo do mundo, enquanto as sanções ocidentais à Rússia, um importante fornecedor de energia para a Europa, causaram uma crise global de energia.