IFRO de Ariquemes inicia Curso de Drone no âmbito do Projeto Cidades Inteligentes

Buscando preparar a cidade de Ariquemes para o futuro, que chegará com a implantação do Projeto Cidades Inteligentes, IFRO realiza primeiro curso de manejo de drone

O primeiro Curso de Drone oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, já no âmbito do Projeto Cidades Inteligentes, foi iniciado nesta segunda-feira (01/08). A formação será concluída no próximo dia 05 de agosto, com 40 horas/aula.

O curso foi oferecido por meio do Edital 46/2022/ARI-CGAB/IFRO e as aulas ocorrem no campus do Instituto Federal de Ariquemes. Participam do curso 40 alunos (as), dentre os participantes, alunos matriculados nos cursos do Campus Ariquemes, egressos dos cursos técnicos, professores de área técnicas do Campus; técnicos que atuam no Projeto Cidades Inteligentes na instituição e do Projeto Geo Rondônia do IFRO, estudantes e da comunidade em geral.

O curso é ministrado pelo ex-aluno do IFRO, Emanoel Gomes Javoski de Oliveira, gerente geral do Drone Ariquemes e aluno da área de engenharia Mecatrônica. Experiente com aeronaves não tripuláveis, Emanuel Oliveira foi instrutor de Drone para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados de Rondônia e do Acre, para a Polícia Militar de Ariquemes e de outras cidades do Vale do Jamari.

O objetivo do curso, de acordo com o instrutor, é capacitar os participantes, por meio de aulas teóricas e práticas, sobre noções básicas para adoção da tecnologia do VANT (drone) para uso profissional, bem como suas aplicações em outros segmentos.

Com a implantação do Projeto Cidades Inteligentes, em que Ariquemes é o primeiro município do estado, a demanda por profissionais que saibam pilotar este tipo de equipamento só tende a aumentar, transformando-se em mais um campo de trabalho, com alto grau de tecnologia.

O Projeto Cidades Inteligentes é uma iniciativa financiada com Emendas do senador Confúcio Moura (MDB), está sendo executado pelo IFRO e transformará Ariquemes na primeira cidade conectada do estado de Rondônia. Serviços públicos, segurança, transito, limpeza urbana, gestão escolar e hospitalar estarão interligados por meio de sistemas informatizados e conectados à internet.