Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou, nesta terça (2), que políticos dos EUA que "brincam com fogo" na questão de Taiwan "não terão um bom fim"

Nancy Pelosi chega em Taiwan nesta terça-feira (2)

Nancy Pelosi aterrissa em Taiwan em meio a tensão entre EUA e China

Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou, nesta terça (2), que políticos dos EUA que "brincam com fogo" na questão de Taiwan "não terão um bom fim"

Nancy Pelosi chega em Taiwan nesta terça-feira (2)
Nancy Pelosi chega em Taiwan nesta terça-feira (2)Reprodução/ CNN Brasil

Ebrahim HarrisRozanna LatiffRyan Wooda Reuters

Ouvir notícia

Sob ameaças da China, o avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, aterrissou nesta terça-feira (2) em Taiwan. O Ministério das Relações Exteriores da China alertou sobre o “grave impacto político” da visita.

O voo foi o mais acompanhado do dia no site de rastreamento aéreo Flightradar24. O avião deixou a capital malaia de Kuala Lumpur às 04h42, no horário de Brasília, e voou para o leste em uma rota que contornava o Mar da China Meridional.

Fontes haviam indicado que Pelosi era esperada na capital taiwanesa de Taipé nesta terça-feira (2).

Um alto funcionário do governo taiwanês e um funcionário dos EUA informaram à CNN que a presidente da Câmara deveria incluir Taiwan na rota de sua turnê pela Ásia, apesar das advertências de funcionários do governo Biden, que estão preocupados com a resposta da China a uma visita tão importante.

A parada – a primeira para um presidente da Câmara dos EUA em 25 anos – não está no itinerário público de Pelosi e ocorre em um momento em que as relações entre Estados Unidos e China estão em baixa.

Uma autoridade taiwanesa acrescentou que ela deve passar a noite em Taiwan.


Pelosi chegou a Singapura nesta segunda-feira (1º) para a primeira parada oficial da turnê pela Ásia, onde se encontrou com o presidente do país, o primeiro-ministro e outros altos funcionários.

Nesta terça-feira (2), a mídia estatal da Malásia, Bernama, confirmou que Pelosi e uma delegação do Congresso estava no país para se encontrar com o primeiro-ministro e o presidente do parlamento.

O itinerário da delegação ainda deve incluir escalas na Coreia do Sul e no Japão, mas nenhuma menção foi feita a uma visita a Taiwan oficialmente.

A autoridade dos EUA acrescentou que funcionários do Departamento de Defesa estão trabalhando 24 horas por dia para monitorar qualquer movimento chinês na região e garantir um plano para mantê-la segura.

Durante um briefing regular do Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (1º), a China alertou contra o “grave impacto político” da visita planejada de Pelosi à ilha autônoma que a China reivindica como parte de seu território e reiterou que seus militares “não ficarão de braços cruzados” se Pequim sente que sua “soberania e integridade territorial” está sendo ameaçada.