Monarca morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, mas as cerimônias deverão ser realizadas em Londres

Ruas de Londres lotadas para homenagear a rainha Elizabeth II

Os preparativos para uma despedida final da rainha Elizabeth II estão em andamento à medida que uma nova era desponta na Grã-Bretanha. O funeral de Estado ocorrerá na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 19 de setembro, anunciou o Palácio de Buckingham neste sábado (10).

Os planos para o funeral da rainha incluem uma estadia de quatro dias no Westminster Hall – a parte mais antiga da Abadia – a partir de 14 de setembro.

Neste domingo (11) o caixão da rainha será transportado para a residência oficial da família real na Escóciao Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo, e fará uma viagem de seis horas de carro funerário para permitir que os súditos façam suas despedidas e homenagens.

Na segunda-feira (12), o caixão seguirá em procissão até a Catedral de St Giles, onde ficará em repouso até a terça-feira (13).

Elizabeth II morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após um reinado recorde.

Em homenagem aos mais de 70 anos de Elizabeth como rainha do Reino Unido, o seu filho, o rei Charles III, pediu que o período de luto real seja contado a partir de sexta-feira, 9 de setembro, até sete dias após o funeral da rainha, de acordo com um comunicado do Palácio de Buckingham.

A data do funeral será confirmada “no devido tempo”, acrescentou a nota.