Região tem capacidade de se tornar uma das maiores produtoras e exportadores de carne suína

Um projeto abandonado pelo atual governo e que pode ser uma das melhores alternativas econômicas para aglutinar num mesmo empreendimento pequenos e grandes produtores será retomado a um eventual governo de Léo Moraes._
Trata-se do polo suinocultor do cone sul do estado, uma alternativa com capacidade de tornar a região umas das maiores produtoras e exportadoras de carne suína do país.
O projeto original foi criado há mais de dez anos, chegou a ter R$ 4 milhões aprovados pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider) para início das obras, mas faltou planejamento para sua sustentabilidade, bem como a falta de conexão com grandes grupos que possuem expertise e podem ser parceiros.
"É um projeto super promissor, que reúne o pequeno e médio produtor na criação dos animais e os grandes do agro, na produção de milho e soja para a produção de ração. A comercialização fica facilitada com o maior mercado consumidor que é o asiático. Além disso, com o grande programa de regularização que vamos fazer, todos terão acesso a linhas de crédito de baixos juros e longos prazos para fazerem seus investimentos", avalia Léo Moraes.
O objetivo é desenvolver um projeto integrado: os matrizeiros, que tem as porcas de cria para fornecer os leitões, os criadores e os fornecedores de ração. "Vamos discutir com os envolvidos no projeto, que vai envolver os municípios de Colorado, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Chupinguaia, onde ficaria melhor instalada a planta industrial, se será em Colorado ou Vilhena. Temos que optar pela melhor logística. Este é um projeto com potencial de transformação econômica e de mudança de paradigmas de produção, capaz de mudar vidas. E, vamos fazer", afirma o candidato.