Em setembro foram gerados 13.090 postos de trabalho em Rondônia

Rondônia tem a quinta menor taxa de desemprego do Brasil e a segunda menor da região Norte, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referente ao último trimestre divulgado, de abril a junho deste ano. No Estado foram gerados, em setembro, 13.090 postos de empregos, tendo aumento de 0,66% em relação ao mês anterior, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged do Ministério do Trabalho e Emprego.

O cenário econômico de Rondônia é estimulado pela política pública de capacitação gratuita e geração de empregos trabalhada com intensidade pelo Governo de Rondônia, com ações estratégicas para que os rondonienses tenham uma melhor qualidade de vida. Duas grandes iniciativas do Governo são o fomento de cursos profissionalizantes gratuitos e a criação do programa Geração Emprego, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec.
CAPACITAÇÃO
Até agosto deste ano, foram ofertadas mais 26.783 matrículas em cursos profissionalizantes, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep. Além dos cursos na Escola Técnica Estadual – Etec, em Porto Velho, no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará), em Pimenta Bueno, e em salas descentralizadas em diversos municípios; Rondônia inovou com a inclusão de escolas móveis profissionalizantes. As estruturas são destinadas a atender quatro eixos: Panificação e Confeitaria, Piscicultura e Frigorífico; Imagem Pessoal e Manutenção de Máquinas Agrícolas.