Presidente eleito Lula anunciou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução
1 de 1 Presidente eleito Lula anunciou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Presidente eleito Lula anunciou o cearense Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Camilo Santana (PT), futuro ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (22), em entrevista coletiva, que a educação básica será o foco prioritário do novo governo.

"O foco do presidente prioritário nesse momento é a educação básica, que vai desde a educação infantil até o ensino médio", afirmou.

O futuro ministro deu a declaração no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde seu nome foi anunciado juntamente com o de outros 15 ministros (veja lista).

Santana declarou que pretende se reunir com todos os secretários estaduais de educação e providenciar um levantamento das obras de escolas e creches que estão paralisadas e atuar por meio do diálogo.

Ele afirmou também que a escola em tempo integral "tem um papel importante". "Além de dar oportunidade para nossos jovens e para crianças, é uma forma também de diminuir a violência, garantir a proteção dessa juventude", disse.

O futuro ministro é ex-governador do Ceará e se elegeu senador pelo mesmo estado nas eleições de outubro de 2022.

O Ceará ocupa boas posições em rankings e avaliações da qualidade de ensino no Brasil.

Ele também integrou a equipe do governo de transição do presidente eleito como um dos coordenadores do grupo técnico de Desenvolvimento Regional.