Terça-feira (13) já é o segundo dia mais chuvoso de dezembro, ficando atrás dos 107,8 mm registrados no dia 1°. Forte temporal causou diversos contratempos para os moradores da capital amazonense na tarde de hoje

Amariles Gama
online@acritica.com
13/12/2022 às 17:14.
Atualizado em 13/12/2022 às 18:18
O forte temporal da tarde dessa terça-feira (13) causou diversos pontos de alagamentos na capital amazonense (Fotos: Reprodução/Internet)

O forte temporal da tarde dessa terça-feira (13) causou diversos pontos de alagamentos na capital amazonense (Fotos: Reprodução/Internet)

Manaus registrou até as 17h desta terça-feira (13) 57 mm de chuva, de acordo com a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este já é o segundo dia mais chuvoso de dezembro, ficando atrás dos 107,8 mm registrados no dia 1°.  

De acordo com o meteorologista Willy Hagi, o acumulado total de precipitação de Dezembro em Manaus atualmente é de 172,4 mm, sendo que a média histórica para esse mês é de 253,2 mm. "Para os próximos 10 dias, os modelos de previsão numérica de tempo indicam um volume de chuvas da ordem de 60 a 80 mm", destacou o meteorologista.

Já a Defesa Civil de Manaus informou que, até as 15h30, havia chovido 46,4 mm de média nas últimas 24h. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Segundo a Defesa Civil, as zonas mais afetadas com a chuva foram a Norte, onde choveu 36mm; a Oeste (65mm),  sendo quase o dobro da média total; e a zona Leste, que registrou 38 mm de precipitação.

Ainda segundo a Defesa Civil, a chuva causou estragos na cidade, sendo registradas 18 ocorrências até as 17h desta terça-feira. Entre as ocorrências, houve erosão em rua, deslizamento de barranco, alagações, abertura de cratera, desabamentos de casa e de muro, rachadura em parede e tombamento de árvores .

Estação chuvosa

No Amazonas, o mês de dezembro é marcado pelo início da estação chuvosa. No entanto, a cidade de Manaus já registrava chuvas desde o mês de outubro, mas, principalmente em novembro.

O meteorologista Renato Senna  explica que, a climatologia da região de Manaus indica o inicio do período chuvoso de dezembro a abril. Mas vale ressaltar que o bimestre outubro/novembro denominado o período de transição da estação seca para a chuvosa e o bimestre maio e junho, a transição chuvosa para seca.

"Os períodos de transição normalmente são marcados por chuvas mais intensas (chuvas na  forma de pancadas fortes, grandes volumes de precipitação em curto período de tempo e chuvas mais localizadas) durante a estação chuvosa normalmente as chuvas tem maior duração mas normalmente com menor intensidade do que nos períodos de transição", destacou o meteorologista.

A força da chuva foi suficiente para causar pontos de deslizamento de terras em barrancos (Foto: Divulgação)